A Sociedade São Vicente de Paulo, o popular grupo dos “Vicentinos”, é um movimento da Igreja que visa amenizar o sofrimento dos irmãos mais social e economicamente desfavorecidos. Foi fundada por Antoine Frédéric Ozanan na França em 1833, e chegou no Parque das Américas junto com os religiosos da Congregação de Santa Cruz, em 1995.
Hoje na Matriz Paroquial o grupo conta com 10 integrantes, dos quais 4 são homens chamados de confrades, 5 são mulheres chamadas de consórcias, e uma auxiliar que ainda não foi aclamada. O membro mais conhecido e que foi um dos fundadores do movimento na paróquia é o Sr. Vicente, com uma grande coincidência do seu nome com o do movimento.
Quando são procurados, os vicentinos realizam visitas para averiguar as reais condições das pessoas que pedem ajuda e montam uma sindicância. Os ajudados são convidados a frequentarem as missas e a cesta básica é entregue na última quinta-feira de cada mês. Os donativos são recebidos de diversas formas, mas a principal é quando os fieis levam as doações para as comunidades e a secretaria paroquial.
Conheça mais a Pastoral dos Vicentinos. As reuniões acontecem todas as quintas, às 15 horas, na Matriz da Paróquia São Felipe Apóstolo. Contribua com suas doações, num gesto de solidariedade e fraternidade. Há também um grupo na comunidade Santa Lídia e o projeto para a instalação de uma conferência na Santo Oscar Romero.