O Centro Comunitário Dom Oscar Romero foi fundado no dia 12 de outubro de 1980, poucos meses depois da morte do arcebispo salvadorenho.
Sua primeira questão histórica é, naturalmente, o seu nome, que foi sugerido pelo Pe. Angelo Belloso Peña, a partir da situação da Igreja na época. Dom Oscar tornara-se símbolo da igreja que ama o povo simples e sofrido. Muita gente aderiu à ideia. Contudo, nem todos. Antes do ocorrido com Dom Oscar havia alguns que queriam que a futura capela se chamasse Nossa Senhora Aparecida.
Com Dom Oscar nem beato era, não se poderia ter uma igreja a ele dedicada. A solução foi dizer: “Comunidade Dom Oscar Romero – Capela Nossa Senhora Aparecida.” O nome que pegou foi “Dom Oscar”, e a padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Do centro comunitário, a parte sul do Parque das Américas comprou mais um terreno e fez uma igreja bem grande, inaugurada em missa celebrada pelo Pe. Joseph Valmond Richard, CSC, no ano de 2001.
A capela virou referência para toda uma região, tendo muitos frequentadores que se tornaram paroquianos mas que moram em Ribeirão Pires, particularmente no Parque Aliança, devido à proximidade com a comunidade.
O nome inspirou uma comunidade movimentada, viva e alegre. E… o Espírito Santo motivou mais mudanças. Dom Oscar, tendo muito tempo sido deixado apenas na devoção do povo, foi beatificado e canonizado.
A canonização de Dom Oscar movimentou toda a paróquia e atraiu olhares de dentro e de fora da Diocese. No dia 14 de outubro de 2018, o Papa Francisco canonizou Santo Oscar. Poucas horas depois da celebração em Roma, todas as comunidades se reuniram no Ginásio José Boscariol e, numa celebração concorrida e com ginásio cheio, comemorou essa graça em missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, que desmarcou outros compromissos para se fazer presente.
Após a missa, fez-se uma bela procissão até a igreja, que daquele dia em diante se chamaria “Comunidade Santo Oscar Romero”, tendo dois padroeiros: ele e Nossa Senhora Aparecida. Findada a procissão, foi abençoado o sono comemorativo, que foi comprado para substituir o sino antigo, que já não atendia às necessidades da comunidade.
A comunidade é a mais antiga e a maior dedicada a Santo Oscar no Brasil. O título de maior poderá ser superado, mas o de mais antiga não.
A imagem de Santo Oscar Romero, abençoada no dia 14 de outubro de 2018 pelo Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, é a primeira feita no Brasil e também a primeira benta em homenagem ao novo santo.
No topo do forro de madeira, há diversas e simples inscrições, que expressam a teologia popular da década de 1990. Há ainda o quadro pintado pelo Pe. Angelo Belloso Peña, que foi mantido.
A comunidade tem seu revestimento externo em tijolos à vista, em alusão à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Por ocasião do dia do padroeiro, no dia 26 de março de 2022, estreou o longa “Santo Oscar Romero – Vivo na Luta de Seu Povo”, produzido pelos jovens da comunidade, contando a história da igreja. O filme é longo, possui 4 horas e 15 minutos, mas buscou pessoas que ajudaram no início e hoje estão em outros lugares, e recuperou imagens de época. Você pode assistir abaixo.
Conheça a história de Santo Oscar Romero e/ou de Nossa Senhora Aparecida, santos que deram o nome a essa comunidade.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Paróquia São Felipe Apóstolo
Nós utilizamos cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada a nossos usuários. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.