Siga-nos nas redes sociais:

Matriz São Felipe Apóstolo

História

A capela do Parque das Américas foi um dos últimos sonhos do Monsenhor Alexandre Arminas, vigário ecônomo da Paróquia Imaculada Conceição.

O Parque das Américas e o Jardim Santa Lídia foram loteados no Sítio dos Prado, família que deu origem a algumas coisas bem curiosas. Segundo algumas fontes, quando do loteamento do bairro, foram separados alguns lotes gratuitamente para a Igreja Católica. Havia uma única condição para a gratuidade destes terrenos: que a igreja se chamasse “São Felipe”.

Seria uma homenagem a um dos membros da família: Felipe Lutfalla. Isso explica, por exemplo, porque a comunidade chama-se Felipe e não Filipe, tradução mais usual.

A construção demorou a sair das ideias, mas tomou corpo no início da década de 1970, com uma comissão organizada por Celso Francisco da Silva (alguns anos depois, o Diácono Celso), mas com muita motivação dada pelo primeiro missionário, o francês Pe. José Mahon, da Congregação dos Filhos da Caridade.

Com gente, padre, terreno e vontade, a construção foi muito bem. A comunidade já existia e funcionava no Grupo Escola (Escola Maria Elena Colônia). Muita gente fez sua catequese e sacramentos lá.

Em 1974, a comunidade foi inaugurada em missa celebrada por Dom Jorge Marcos de Oliveira. Era uma igreja bem menor, mas que serviu até meados de 2009, quando foi demolida para dar lugar a um templo maior.

A comunidade desenvolveu-se ao longo do tempo em três frentes: serviço social, família e juventude. Por vários anos, funcionou no atual centro de formação, a APROSEP, entidade mantida com ajuda estrangeira que prestava auxílio a crianças e famílias.

No pastoreio do Pe. Lourenço, foi construída a nova igreja, dedicada no dia 06 de dezembro de 2013, por Dom Nelson Westrupp, SCJ. Na nova matriz do Parque das Américas, construída com muito esforço, campanhas e doações, repousam no altar relíquias de Santo André Bessette e do Beato Basílio Monroe.

Estrutura

A Matriz Paroquial São Felipe Apóstolo atualmente tem capacidade para 400 pessoas sentadas. Possui um movimento semanal médio de 1300 pessoas nas celebrações.

No tocante ao serviço, há cerca de 20 pastorais e movimentos que evangelizam, especialmente na região alta do Parque das Américas.

Mesmo sendo uma matriz de bairro, há um grande carinho por esta comunidade que atrai pessoas de diversos bairros.

Curiosidades e Iconografia

Há duas imagens de São Felipe. A antiga está no salão do Centro de Formação e data da inauguração da igreja. Infelizmente, essa imagem foi acometida por cupins e por pinturas que a foram escurecendo. A nova imagem, adquirida e instalada no ano de 2017, é uma réplica da imagem de São Felipe que está na Basílica dos Santos Apóstolos em Roma, local em que estão os restos mortais de São Felipe. Dois elementos da imagem chamam a atenção: a Cruz e o dragão. O dragão vem de tradição apócrifa, contudo é comum nas imagens do santo.

Na Capela do Santíssimo, está conservada a antiga Cruz do presbitério da igreja antiga, bem como o sacrário. Uma das portas também foi conservada, no famoso “átrio das noivas”.

História do Padroeiro

Conheça a história de São Felipe Apóstolo, santo que deu o nome a essa comunidade. Clique no botão abaixo e veja mais.

Localização