Siga-nos nas redes sociais:
Área Pastoral 7

Cultura, Educação e Comunicação

Objetivos

Esta Área Pastoral congrega pastorais que querem, por sua ação e testemunho, promover a cultura e espiritualidade do acolhimento. De acordo com a ação de cada pastoral tem objetivos específicos como: promover o diálogo ecumênico e inter-religioso desenvolvendo o espírito de fraternidade e de cooperação entre as Igrejas Cristãs abertas ao diálogo; animar e articular a comunicação na Igreja do Brasil, com os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura e as linguagens das novas tecnologias no anúncio do Reino de Deus aos povos; promover e defender os valores culturais, a educação e o ensino religioso. Ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação integrando os valores culturais à dimensão religiosa.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pastoral da Comunicação tem por missão levar o Evangelho de Jesus e a alegria da Igreja e novos lugares, aproveitando os meios de comunicação. A PASCOM da Paróquia São Felipe Apóstolo foi fundada em 2017, e trabalha nos seguintes meios:

  1. Página do Facebook: Paróquia São Felipe Apóstolo (em janeiro de 2024, possui mais 7.300 curtidas, sendo a segunda página católica com mais curtidas na cidade de Mauá)
  2. Elo Comunitário (fundado no tempo do Pe. Ricardo, foi retomado em 2017. Com a pandemia, foi migrado para as plataformas digitais a partir de abril de 2020 e, no final de 2021, paralisado temporariamente. Retornará em 2024).
  3. Instagram (iniciado em 2019, em janeiro de 2024 possui mais de 2.300 seguidores)
  4. YouTube (iniciado em 2019, em janeiro de 2024 possui mais de 1.200 inscritos)
  5. Este site (inaugurado em 03/05/2019 e remodelado em 01/01/2024).

 

A assessoria diocesana é responsabilidade do Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, da Paróquia São Camilo de Léllis, em Santo André.

Presença e Referências

Coordenação Paroquial: Rodrigo

Pastoral da Acolhida

A Pastoral da Acolhida da Paróquia São Felipe Apóstolo tem uma história antiga e remonta ainda à década de 1990, talvez uma das primeiras paróquias da diocese a ter um serviço semelhante.

Nossa Acolhida, contudo, não está apenas nas missas, mas garante que a Matriz São Felipe e algumas comunidades tenham períodos com a igreja aberta e atendimento aos fiéis.

Em 2018, foi realizada uma grande ampliação dos serviços da Pastoral da Acolhida, especialmente com a ampliação do número de agentes, o uniforme novo e a padronização de procedimentos.

Presença e Referências

Coordenação Paroquial:

Comunidade Matriz São Felipe Apóstolo:

Comunidade Santa Lídia:

Comunidade Santo Oscar Romero:

Comunidade São Benedito:

Comunidade Nossa Senhora das Dores:

Comunidade Nossa Senhora de Fátima:

Ministério de Dança

O Ministério de Dança foi um movimento surgido na Comunidade Santo Oscar Romero, formado por meninas na idade da catequese. Costumava apresentar-se em algumas festividades nas capelas, reunindo pessoas que desejavam expressar sua fé através da dança.

Pastoral do Esporte

A Pastoral do Esporte foi um movimento iniciado na Comunidade Santo Oscar Romero no ano de 2016.

Baseado em documentos escritos pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, por ocasião dos Jogos Olímpicos na capital fluminense em 2016, o movimento visava a evangelização através do esporte.

Após um primeiro ano de teste bem sucedido na comunidade, com um campeonato de futsal, jogos de vôlei, campeonatos de jogos de tabuleiro e e-sports e uma visita ao Museu do Futebol, a Pastoral tentou expandir suas atividades para o nível paroquial a partir de 2017 e, não obtendo sucesso, interrompeu suas atividades ao final de 2019.