Assim como TBT, a siga BFF vem do inglês, “best friend forever”, e significa “melhor amigo para sempre”. Neste mês de julho comemoramos o dia do amigo na terça-feira, dia 20. Mas você sabia que em outros países se comemora em datas diferentes?
Originalmente a ideia surgiu na Argentina, por Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. De acordo com o hermano, foi graças ao senso de amizade entre nações que permitiu tal feito, ainda que durante a Guerra Fria. Já em 2011, durante a 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a proposta foi sugerida para o dia 30 de julho, celebrando a Cruzada Mundial da Amizade. Inclusive, no Brasil mesmo, há cidades que celebram o dia da amizade em 18 de abril, apesar de que esta data vem sendo substituída gradualmente pelo dia 20 de julho.
Certamente, se Jesus vivesse em nosso tempo, ele pegaria o “zap” dele e mandaria aquela bela parábola no grupo dos best friends. Quem estaria nesse grupo? Marta, Maria e Lázaro, por quem Jesus chorou quando de sua morte e o ressuscitou chamando para fora do túmulo; João Batista, que além de ser seu primo e de tê-lo batizado no Jordão, também era seu “brother”. E, obviamente, os doze apóstolos, até que Judas Iscariotes saiu do grupo. E mesmo Jesus, sendo Jesus, foi negado por um de seus melhores amigos, Pedro, mas que ainda o confiou a maior de suas joias, a nossa Igreja. Então, se até Jesus teve aquele momento tenso com seus amigos, por que nós não teremos, não é mesmo? O importante é preservar a boa amizade. Já cantava Fundo de Quintal, “a amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir”.
Enfim, que bom é ter um amigo em quem confiar, mesmo que seja apenas um, que seja o melhor! E pra quem tem muitos amigos, que cada um seja único!
Feliz dia do Amigo 😀