Dizem que a única certeza da vida é a morte, afinal, todos partiremos dessa para uma melhor. Mas, o que significa a morte para nós cristãos? De acordo com a doutrina e com o que Deus nos revela por meio das Escrituras, a morte surge como o grande pecado da humanidade, cometido por Adão e Eva. O chamado “pecado original” é a nossa marca de nascença, todos nascemos com a predestinação de chegarmos ao fim da vida terrena.
Entretanto, Deus, que nos dá a vida, mandou seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para que ele morresse em expiação dos nossos pecados e, sendo assim, combatesse o último dos pecados, a morte. Ressuscitando, Jesus venceu o mal do desfalecimento e permitiu que toda a humanidade fosse salva pelo seu Sangue derramado na Cruz. Depois de Jesus, a morte se torna um meio escatológico para chegarmos à morada eterna, junto de Deus Pai.
O dia de finados, celebrado no dia 02/11 em todo o mundo, celebra a passagem para a Vida Eterna de diversas maneiras. No Brasil, lembramos de nossos entes queridos participando da missa e visitando seus túmulos, presenteando-lhes com flores e velas. Já no México, há um costume completamente diferente. O “día de los muertos” é celebrado com muita festa e a morte, por lá, não é vista apenas com tristeza, mas com muito alegria, pois a chegada de um momento glorioso ao lado de Jesus.
Perder alguém não é fácil, mas é preciso viver o luto de uma maneira que não seja egoísta. Como rezamos na oração, devemos ter comunhão com Deus e pedir a intercessão de Maria agora e na hora de nossa morte.