O mês de junho é o mês mais festivo no Brasil, onde as festas populares tomam conta de todo o país, em especial na região Nordeste, onde essa tradição tem grande influência na cultura local. Neste mesmo mês, a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil festeja quatro dos seus santos mais populares. São eles São João Batista, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo Apóstolos.
Há relatos que dizem que a devoção a estes quatro santos teve grande influência dos portugueses, que trouxeram ao conhecimento do povo brasileiro, ainda durante o período colonial, as obras destes santos. Daí em diante, cada dia mais a população passa a se identificar com eles e recorrem a intercessão destes santos com grande devoção.
No dia 13 de junho celebramos o dia de Santo Antônio de Pádua, doutor da Igreja, nascido em Lisboa em 1195. Ainda jovem, pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares até ser ordenado sacerdote. Era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, o que o encantou tanto pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também pela vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. Seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.
No dia 24 de junho celebramos o dia de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo, e é, para alguns, considerado o protetor dos casados e dos enfermos. João filo de Zacarias e Isabel, foi quem batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão. Daí vem o nome Batista, o “batizador”. Ele é o santo mais festejado dos quatro santos do mês de junho, tanto é que as festas juninas também são conhecidas como festas joaninas, derivação do seu nome. Primo de Jesus, João teve a missão sagrada de preparar o povo para a chegada do Messias. São João Batista é o único santo da Igreja que têm as datas de nascimento e morte relembradas. Sua data de martírio é lembrada em 29 de agosto, quando teve sua cabeça decepada por ordem do Rei Herodes Antipas a pedido de Salomé, filha de Herodias.
No dia 29 de junho celebramos o dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos. Estes santos são considerados os grandes líderes dos apóstolos por terem tido muita importância na vida da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, antes chamado Simão, era irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro, pedra da Igreja, primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi martirizado por crucificação de cabeça para baixo. Paulo, antes Saulo, era natural de Tarso. Era um fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Foi grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolos dos gentios”.
Aos Santos João Batista, Antônio de Pádua, Pedro e Paulo apóstolos, hoje recorremos pedindo proteção e forças.
Rogai por nós a Deus, oh gloriosos santos da Igreja.