Caros irmãos e irmãs paroquianos, nesta edição contaremos um pouco da história de um casal importante de nossa Comunidade Santa Lídia: Corumba e Joana.
Nascido em Ilhabela em 1938 e criado no Guarujá, Adhemar Corumba dos Santos se mudou para Mauá em 1961, devido a grande oportunidade de trabalho que nossa região dava à população.
Foram essas grandes oportunidades que fez a família de Joana, nascida em 1940, se mudar para Mauá na década de 50, para trabalhar na cerâmica Schmidt. De uma família tradicionalmente católica, seu pai rezava terços nas casas e Joana o ajudava, cantando os hinos litúrgicos. Frequentava a Matriz de Mauá, tendo feito sua primeira comunhão lá e participando do coral por muitos anos, no qual teve a oportunidade de se apresentar aos papas São João Paulo II e Bento XVI.
Nesse meio tempo, Corumba participava da Sociedade de Amigos do Bairro, sendo ativo em nossa região.
No início dos anos 60, Corumba e Joana se conheceram em uma festa junina, em que ele se interessou por ela e, após conversas e se conhecendo melhor, começaram a namorar. Foi um ano de namoro e mais oito meses de noivado, e o amor uniu de vez o casal, se casando em 1963, completando 61 anos de casamento neste ano.
Por volta de 50 anos atrás, Corumba, unto com diversos amigos da Sociedade do bairro, citada acima, decidiram que deveriam começar a organizar diversos eventos, para arrecadar verbas para a criação da igreja da nossa Comunidade Santa Lídia, trabalhando na fundação e construção dela.
Foi um trabalho árduo e gratificante, há 49 anos atrás a nossa igreja foi erguida e o casal começou a participar ativamente das missas em nossa comunidade. Devido a participar do coral na Matriz, Joana foi também convidada a participar conosco, e após anos se dividindo entre a Matriz, ficou em definitivo em nossa paróquia.
Essa linda história gerou frutos, que também participam ativamente em nossa paróquia, ajudando a edificar nossa comunidade, sempre em nossa fé católica.