Há cinco décadas, a Campanha da Fraternidade nos traz temas que apontam para a necessidade do compromisso cristão. Buscando sempre propor a reflexão acerca dos problemas que afetam os mais pobres, como a precariedade da saúde, do trabalho e outras políticas públicas, neste ano apresenta um tema carregado de significados: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.
É necessário entender o que essas quatro palavras, juntas, querem dizer. Fraternidade nos dá a ideia de solidariedade entre irmão; vida tem um conceito amplo, mas aqui está posta no sentido de vida enquanto existência; dom é uma dádiva, um presente; e compromisso é responsabilidade. Portanto, a Campanha da Fraternidade 2020 nos convida a estar atentos e cuidar da vida em todos os seus sentidos: pessoal, comunitária, social, ecológica, política, etc.
A CF 2020 nos traz como lema a frase “Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele” (Lc 10,33-34), que faz parte da parábola do bom samaritano. Na parábola, o sacerdote e o levita ignoram o homem ferido, pois não tinham tempo para ele, ao passo que o samaritano se aproxima dele e, movido por compaixão, o socorre, deixa-o em uma hospedaria e, pagando todas as suas despesas, promete restituir ao dono tudo o que o homem viesse a gastar a mais.
A postura do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é só alguém com quem temos vínculo, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Sentir compaixão é o grande passo para fazer a vontade de Deus, e somente contemplando o mundo com um “olhar samaritano” vamos ouvir os gritos dos mais necessitados.
Um grande exemplo desse olhar samaritano foi Santa Dulce dos Pobres, que inspira o cartaz da CF neste ano. O cartaz traz uma freira rodeada de pessoas, em sua maioria crianças, e ao fundo o cenário remete ao Pelourinho. Portanto, a CF faz menção não apenas aos cuidados com as pessoas ao nosso redor, e que também devemos ter, mas ainda aos cuidados que o mundo em que vivemos. Onde quer que estejamos, é lugar de cuidado e doação. E uma vida doada é uma vida santificada.