Domingo, 17 de janeiro. A notícia mais esperada nos últimos meses chegou: a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19. Naquela mesma tarde, foi vacinada a primeira cidadã brasileira dentro do país.
O que era para ser motivo de comemoração e alegria, entretanto, tornou-se motivo de polêmica na internet. Muito se questionou quanto à segurança ou eficácia das vacinas, dizendo-se do seu país de origem ou do tempo relativamente curto no qual foram feitos os testes.
As mesmas redes sociais que nos trazem tantas coisas boas também podem ser fontes de desinformação e disseminação de notícias falsas. A vacina, sim, é segura e eficaz, e é nossa maior esperança para que possamos vencer este momento tão difícil na história da humanidade. Então, quando você receber alguma notícia suspeita em seu celular, verifique sua veracidade antes de compartilhar, principalmente em casos de mensagens no WhatsApp em que esteja escrito “encaminhada frequentemente”. Em alguns casos, o próprio WhatsApp disponibiliza um serviço para verificar se a notícia é verdadeira ou não, bastando clicar na lupa que aparecerá ao lado da mensagem.
O estado de São Paulo começou no dia 8 de fevereiro a vacinar pessoas acima de 90 anos, e a partir do dia 15, pessoas entre 85 e 89 anos. No começo deste mês, pessoas de até 80 anos já estavam recebendo a primeira dose da vacina, e o governo acaba de anunciar a antecipação da vacinação para pessoas entre 77 e 79 anos. Esperamos que em breve todos nós possamos nos vacinar. Fique atento ao calendário de vacinação, e quando chegar a sua vez, vacine-se. Vamos vencer a Covid-19.