Deus nos chama, Ele chama a todos e nos convoca e encoraja para viver uma vida comprometida com a edificação de seu Reino.
Em Ex 3,7-10 podemos contemplar um Deus que se mostra muito perto dos que ele chama. Ele caminha com estes e não parece indiferente aos fatos que envolvem as vidas dos seus. É assim, portanto, que o Senhor encoraja aqueles que ele mesmo escolheu, chamou, e estes, tendo escutado, optam por atender ao divino chamado.
É interessante o observar o modo humano com que o divino age. Assim como nós, ele vê, ouve, se sensibiliza com a dor alheia e, deste modo, toma partido. Como vemos em muitos episódios das Sagradas Escrituras, Ele não se acomoda diante da injustiça e da opressão, e se utiliza de nós homens, limitados, para agir libertando o seu povo a miséria. A redenção se dá, também, por meio daqueles que o Senhor age.
Isto posto, entendamos os “estágios” da vocação: chamado – resposta – envio – missão. Estas são dimensões e premissas fundamentais para uma verdadeira vocação. Se uma delas não acontecer, ou falhar, algo irá fugir do projeto divino. É um belo diálogo entre Deus e seu eleito, a pessoa chamada. Em Gn 12,1-9, contemplamos o chamado que Deus faz a Abraão: “Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção.” Percebemos nesta narrativa a misericórdia e a ternura do Senhor, que chama e quer precisar de homens limitados para cuidar da sua grande messe.
A iniciativa (chamado) sempre tem de partir do coração de Deus. Este é um grande sinal de seu amor e compaixão, afinal, Ele quer precisar daquele que é chamado e cerca este de carinho e proteção, para o bom desempenho da missão que lhe fora confiada.
Foi através do SIM que tantos homens e mulheres como Abraão, Maria e os apóstolos, aderiram ao projeto de edificação do Reino de Deus e propagação da Redenção de Cristo, para libertar os oprimidos da escravidão e da opressão.
Como você tem respondido ao chamado amoroso do Senhor? Acredite no poder salvador do Evangelho de Cristo, tenha coragem. Você pode fazer a diferença neste mundo!
Entre em contato com a Pastoral Vocacional Diocesana.
Fone: (11) 4827-7352
E-mail: pv.sav@diocesesa.org.br
Colaborou com esta edição Lucas Barcello
Seminarista na Diocese de Santo André