A Infância e Adolescência Missionária, também conhecida como IAM, é um projeto em que crianças e adolescentes de até 14 anos participam na igreja e o objetivo é que eles atuem como fermento missionário. Uma criança é eleita coordenadora do grupo e é ela que planeja, anima os encontros e distribui as atividades, apenas com a supervisão e ajuda de um assessor adulto. Os missionários agem em suas realidades locais e eles tem 5 objetivos, são eles:
Acender o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes;
Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida;
Despertar e fortalecer as vocações missionárias aos que ainda não conhecem Jesus Cristo;
Incentivar pais, educadores e assessores a promover o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização;
Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco Continentes.
Na nossa paróquia São Felipe Apóstolo temos grupos da IAM nas Comunidades Santo Oscar Romero, Nossa Senhora de Fátima e Santa Lídia. Em outubro desse ano, o mês missionário, o grupo da Santa Lídia tinha como missão ir em busca dos batizados que não participam das missas e atividades na comunidade, porém devido a pandemia tiveram que adaptar e reinventar a missão e fizeram isso muito bem! Tomando todos os devidos cuidados, eles fizeram breves visitas para as famílias que estão impossibilitadas de participar da Santa Missa. Levaram um pouco de carinho e muita oração para essas casas, também a a fim de ajudá-los a passar por esse momento difícil que enfrentamos. Eles rezaram por todas as famílias e pela intenção de poder ver todos reunidos novamente na igreja.
Ter crianças engajadas nas missões é confortante, pois a messe é grande e os operários são poucos, e para Deus não há idade. Eles podem ser jovens de idade, mas já colaboram para a construção do Reino de Deus. Que possamos nos espelhar na infância e adolescência missionária para estarmos cada vez mais próximos de Deus!
Fotos das visitas de outubro: