Após quarenta dias de muita penitência, jejum e caridade, chegou a Páscoa! Nessa festividade cristã, nós celebramos a ressurreição de Cristo e relembramos toda a sua importância para nossa existência.
Durante a Páscoa é comum vermos alguns símbolos e não sabermos o que eles significam. O círio pascal, por exemplo, é uma grande vela, e sua luz representa a ressurreição de Cristo iluminando a vida dos cristãos. É acendido no sábado de aleluia e nele estão os símbolos alfa e ômega (que representam Jesus como início e fim), sem contar as cinco chagas que representam Jesus crucificado.
O peixe durante a época da quaresma, e principalmente na Sexta-Feira Santa, toma o lugar da carne vermelha, para confraternização desse momento em família. Ele representa os apóstolos, que eram pescadores.
Há também o coelhinho da páscoa e os ovos de páscoa. Relacionando o ovo e o coelho com essa festividade cristã é possível concluir que ambos remetem ao grande sentido da Páscoa, que é a vida! O coelho é um animal conhecido pela reprodução em grandes ninhadas, trazendo um sentido de vida nova. E o ovo é sinal de fertilidade e de vida.
Sem contar na forte tradição de presentear pessoas queridas com chocolate durante o Domingo de Páscoa.
Por fim, o que importa para vivermos verdadeiramente a festa da Páscoa é sabermos a importância de Deus ter dado sua vida por nós. Deixemos ser invadidos por esse momento de passagem para vida nova desejando novas esperanças.