Encher a casa com a família e os amigos para comemorar o natal é um prazer, porém pesquisas já indicam que a ceia de natal este ano estará mais cara. A vantagem de uma ceia tradicional sobre o churrasco é que na ceia não é necessário fazer o cálculo de quantidade de comida por pessoa, mas sim apostar na variedade de pratos. Por ser uma ocasião com muitas opções os convidados vão querer provar um pouco de tudo.
Uma ceia tradicional é composta normalmente por peru, pernil, bacalhau, nozes e sobremesas requintadas, mas nada disso é exatamente necessário. Faça algumas substituições no cardápio e no modo de fazer as compras para que a noite de natal fique saborosa e sem pesar no bolso.
Aproveitar as promoções de atacadões é uma grande vantagem. Feiras livres é uma ótima opção para comprar frutas e verduras. Substituir o peru por frango, pernil por lagarto, bacalhau por merluza e sobremesas requintadas por doces mais simples e igualmente gostosos fazem a diferença.
Fazer a salada misturando verduras cruas, folhas de diferentes cores com legumes cozidas e até frutas deixa a mesa mais bonita e colorida além de ser mais nutritiva, deixe um molho a parte, feito com azeite, limão ou vinagre e sal para que cada convidado tempere sua salada a gosto.
Acompanhamentos como cuscuz paulista, farofa e arroz com e sem passas, salada de maionese com legumes são receitas baratas, práticas e que na maioria dos casos irá agradar todos os convidados.
Para as sobremesas use as frutas da estação: abacaxi, acerola, banana, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja, maçã, mamão, nectarina, pêssego e tangerina. As frutas da estação, além de serem mais baratas e mais fáceis de serem encontradas, contém menos agrotóxicos.
Ótimas opções de sobremesas e de baixo custo são: saladas de frutas, panetone/chocotone, acompanhados com sorvete ou coberto com brigadeiro, rabanada, manjar de coco com ameixa e não podemos esquecer o tradicional pavê que sempre rende umas piadas.
Provavelmente vão sobrar algumas coisas, e aí o que fazer?
A primeira coisa a se fazer para poder reaproveitar as sobras é armazenar corretamente. No caso da salada, se não estiver muito úmida, ela resiste até dois dias na geladeira. Então guardar os itens separados e sem temperar é fundamental para não haver desperdício.
As carnes podem ser desfiadas para ocupar menos espaço na geladeira e reaproveitadas em sanduíches ou em pratos refogados. Maionese e salpicão devem ser feitos o mais próximo possível do horário de servir e ficar o mínimo de tempo possível fora da geladeira para evitar contaminação, devendo ser consumidos no máximo até 7 horas após o preparo.
As frutas que sobrarem podem ser congeladas para fazer sucos, gelinhos ou sorvetes. As sobremesas a base de leite e chocolate devem ser consumidos em no máximo 3 dias depois do preparo.
Espero que essas dicas tornem a ceia de todos a melhor possível. Feliz Natal e Boas Festas.
Colaborou com esta edição Roberta Holanda
Nutricionista Clínica Particular – CRN: 49655
WhatsApp: (11) 97096-7014