Ao dirigir-se a um plantão de vendas, já com o intuito de obter informações para depois tomar a decisão de comprar, nunca compre no primeiro que entrar, pois neste momento você está empolgado para prosseguir, e este não é o momento certo.
Ao ser abordado por um corretor, pare para avaliar e realmente veja o que ele tem a lhe oferecer. Na abordagem inicial é onde ocorre a apresentação do corretor a você e vice-versa.
Neste momento, solicite ao corretor que mostre sua credencial. Ele é obrigado a apresentar a Carteira de Identidade Profissional (CRECI-SP, caso seja no estado de São Paulo), com um número de identificação. Peça um cartão e confira se os números são iguais. Se não for, interrompa a negociação e saia, pois ele não é um profissional credenciado.
Está tudo ok? Então dê início pedindo para ele falar ou lhe apresentar o imóvel. Em seguida, se for imóvel na planta:
Solicite o memorial de incorporação;
Matrícula do terreno (imóvel);
A planta do imóvel para você dar uma olhada e conferir as mensagens.
Se o ponto de vendas for fora do local da futura construção, vá visitar, para se assegurar de que o lugar realmente existe;
Se o profissional se recusar a lhe apresentar esses documentos, deixe seu contato e fale pra ele que retomará a negociação assim que ele lhe forneça a documentação.
Obs.: Este profissional tentará de todo jeito lhe induzir a fechar negócio. Não deixe (este não é o momento certo para esta decisão), seja paciente e frio para decidir.
Existem muitos fatores de risco neste momento, e você precisa se prevenir para não se arrepender depois. Lembre-se que essa decisão mudará sua vida, pois é um patrimônio de alto valor e requer uma análise de riscos.
Colaborou com esta edição Flávio Farias,
Corretor & Avaliador – CRECI: 163664F CNAI: 24750
WhatsApp: (11) 95287-4120