Todos os anos, no mês de outubro, há campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama, o conhecido Outubro Rosa. Esse movimento foi criado em 1900 e desde então seu objetivo é proporcionar para as mulheres mais informações sobre a prevenção e sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também é muito importante pois dá mais acesso ao diagnóstico e tratamento da doença em locais mais carentes de acesso e informações.
Por isso é importante que as mulheres façam o autoexame nas mamas uma vez por mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação, ou um dia fixo para quem não menstrua, para identificar possíveis nódulos e já procurar um médico, pois o diagnóstico precoce é de extrema importância na recuperação da doença. Também é importante consultar o ginecologista anualmente para prevenir outros tipos de doenças e manter um acompanhamento da sua saúde. Lembrando que o autoexame NÃO substitui o exame médico.
Dessa maneira, podemos associar essa campanha ao autocuidado, pois quando as mulheres vão atrás de fazer o autoexame e de informações sobre a doença elas estão prevenindo e cuidando delas mesmas. O gesto de autocuidado é muito importante para todos os momentos da vida pois ajuda a manter sua saúde melhor e dar mais qualidade de vida. No dicionário, a definição de autocuidado é: “conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado a manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.”
Logo, pode ser expressado através de uma caminhada, ouvir uma música legal, ir às missas e grupos de oração, comer uma comidinha bem gostosa, viajar, ver o sorriso de uma criança, ler, bordar, cozinhar. Enfim, todas as atitudes que você toma para beneficiar a você mesmo (e às vezes, indiretamente, ao próximo).
Fiquemos com a missão de sempre promover o autocuidado pois assim estaremos bem e preparados para levar a vida da melhor maneira que é possível, tendo consciência que nosso corpo é a nossa casa e devemos cuidar bem dele!