No mês anterior, aprendemos sobre as vestes utilizadas pelos sacerdotes durante a Celebração Eucarística e agora vamos aprender sobre as cores litúrgicas.
Tudo na Liturgia da Igreja é rico em simbolismos. Isto se nota também nas cores dos paramentos sagrados, as quais variam de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem Maria ou dos Santos. Basicamente, são quatro as cores litúrgicas: BRANCO, VERMELHO, VERDE E ROXO.
O branco simboliza a pureza e é usado nos tempos do Natal e da Páscoa, bem como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não-mártires.
O vermelho, simbolo do fogo da caridade, usa-se nas celebrações da Paixão do Senhor, no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e dos Evangelistas, e nas celebrações dos Santos Mártires.
O verde, sinal de esperança, é usado na maior parte do ano, no período denominado Tempo Comum. A cor verde é formada pela combinação do azul celeste, que simboliza o Espírito Santo, com o amarelo, cor da realeza do Senhor Jesus Cristo.
A cor roxa é reservada para o Tempo do Advento (mais um recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor) e Quaresmal (profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração).
Em alguns países, como a Espanha e Portugal, é permitido usar o azul nas celebrações em honra de Nossa Senhora. No Brasil, pode-se utilizar paramentos com detalhes azuis nos dias em que se celebram Nossa Senhora.
Além destas, há quatro outras que são opcionais, isto é, podem ser usadas em circunstâncias especiais.
Usa-se o preto em Missas pelos fiéis defuntos e sexta-feira santa; o celebrante pode escolher entre o roxo e o preto.
O rosa é utilizado no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.
Costuma-se usar o dourado em circunstâncias solenes.