Muitos conhecem o mês de agosto no mundo pet por ser o “mês do cachorro louco”. Isso porque o mês é marcado por campanhas de vacinação contra a raiva por todo o Brasil. Elas são as grandes responsáveis pela diminuição dos casos da doença entre os animais no país.
A raiva é uma zoonose, ou seja, é uma doença transmitida dos animais para os humanos e dos humanos para os animais, sendo a vacinação a única prevenção e opção contra ela. A transmissão é feita através da saliva e de secreções, sendo uma doença extremamente perigosa e, sem cura, ela é fatal. É tão sério que se aparecer um caso positivo de raiva na clínica, o veterinário é obrigado a notificar o governo federal, encaminhar o animalzinho para o óbito e a família para observação. Graças às campanhas gratuitas e à conscientização dos tutores vacinando em veterinários particulares, não há casos notificados no ABC há muitos anos.
Os felinos são igualmente afetados pelo vírus. Com o aumento da luz, algumas gatas começam a entrar no cio com mais frequência, aumentando chances de brigas, contato e transmissão. As gatas no Brasil costumam entrar no cio o ano inteiro, portanto a conscientização deve ocorrer sempre (lembrando: NÃO APLIQUEM injeções para impedir o cio, dá CÂNCER! Castre!).
Ouço muito na minha clínica (com o animalzinho doente): “Vacinei só quando era filhote!”, “Gatos não precisam de vacinas!”, “Eu comprei uma vacina na casa de ração, eu mesmo apliquei!”, “Ele só toma a vacina da raiva e na campanha, quando tem!” Precisamos conversar sobre isso. Em todos estes casos, a vacinação evitaria essa triste visita. Além da antirrábica, temos outras vacinas para a prevenção eficaz de muitas outras doenças. Vacinas devem ser aplicadas TODOS OS ANOS mesmo nos ADULTOS. Os CÃES e os GATINHOS precisam ao menos das vacinas ditas ESSENCIAIS (múltipla e antirrábica), que devem ser aplicadas por MÉDICOS VETERINÁRIOS com o CARIMBO do REGISTRO (CRMV). Caso queira um dia viajar com seu pet, só conseguirá entrar em outros estados ou países assim, pois estará certificado que seu animalzinho está com a prevenção correta, feita por um profissional da área reconhecido mundialmente.
A vacina contra a raiva é a mais barata em qualquer clínica particular de sua confiança! O mês de agosto é um lembrete para verificar na carteirinha a necessidade de reforço. Apenas conseguiremos impedir completamente a transmissão da raiva e de outras doenças com a vacinação frequente e correta dos animais. PROCURE SEMPRE SEU VETERINÁRIO DE CONFIANÇA!
Colaborou com esta edição Vanessa Musa
Médica veterinária (CRMV: 32227) – Proprietária da clínica Rock Pet
Rua Alonso Vasconcelos Pacheco, 1277 – Vila Bocaina – Mauá/SP
Tel.: 11 4516-6513/Cel.: 11 95394-7533