Siga-nos nas redes sociais:

Padres que ajudaram neste pedaço de chão de Mauá

Eis que se aproxima mais uma troca de padres em nossa paróquia já com quase cinco décadas de história. Você conhece todos eles?

Com o pedido do Monsenhor Alexandre Árminas, chegou aqui o francês João José Rogério Maria Mahon, ou simplesmente, padre José Mahon, da congregação dos Filhos da Caridade. Suas atividades resultaram na criação e construção da matriz São Felipe e das comunidades Santa Lídia e Santa Rosa de Lima. Padre Mahon partiu para a casa do pai no ano passado (2018), aos 92 anos.

De um francês, passamos para um padre espanhol, o querido Angelo Belloso Peña. Durante seu período aqui, fundou as comunidades Dom Oscar Romero (hoje Santo Oscar Romero) e Santa Luzia, além da APROSEP, a Associação para Promoção e Educação Popular.

O primeiro brasileiro e terceiro padre a cuidar da já consolidada Paróquia São Felipe foi o padre Marival Domingos Pansarello, que esteve por aqui até 1995. Padre Marival é lembrado como um padre sério e rígido, mas que dedicou muito amor às comunidades carentes. Por conta disso, foi um dos fundadores da Comunidade São Benedito na Pedreirinha. Além desta, também criou a Comunidade Santíssima Trindade. Padre Marival faleceu em 1999, aos 48 anos.

Em 1995, chegava em Mauá a Congregação de Santa Cruz, e com ela o padre Joseph Valmond Richard, mais conhecido como Padre Ricardo. Os paroquianos encontraram neste canadense um carisma inigualável. Carisma este que resultou na fundação das caçulas das comunidades: a Santa Cruz (hoje Nossa Senhora das Dores) e Nossa Senhora de Fátima, bem como diversos movimentos e pastorais. Padre Ricardo faleceu no ano de 2003.

Junto com o novo milênio, tivemos também um novo padre, Severino Gomes, que inclusive teve sua ordenação presbiteral celebrada no pátio da paróquia. De uma calma e serenidade tamanhas, podemos dizer que o padre Severino foi o fortalecedor das nove comunidades formadas por seus antecessores. Hoje Pe. Severino está no Pernambuco.

No auge dos seus 70 anos, padre Laurent Roberge (Lourenço) chegou com toda a disposição para renovar o templo da igreja do Parque das Américas. Com inúmeras festas, campanhas e carnês, derrubou a capela erguida nos anos 70 e, em três anos, levantou a atual estrutura. Embora houvesse toda a dor de cabeça de uma grande obra, padre Lourenço é lembrado com muito carinho e frequentemente recebe paroquianos em sua casa na cidade de Campinas.

O sétimo padre da São Felipe e último do período da Congregação de Santa Cruz foi padre Laudeni Ramos Barbosa, que esteve à frente da paróquia de 2013 a 2017.

Num período de transição e tendo que atender também o Jardim Zaíra, a São Felipe foi administrada, por seis meses, pelo Pe. José Ferreira (Pe. Zezão). Sua passagem foi importante para que o padre seguinte pudesse reestruturar e reorganizar muitas coisas em todas as comunidades.

No Corpus Christi de 2017, numa celebração da Palavra presidida pelo bispo, tivemos a posse do recém-formado padre, padre Hamilton Gomes do Nascimento. Pe. Hamilton dinamizou muitos trabalhos, comunidades e pastorais da paróquia, com ênfase na importância dada às comunidades, em especial as menores. Além disso, estruturou diversas pastorais e criou outras, como a PASCOM, que é responsável pela confecção deste impresso e da produção de conteúdo para as redes sociais, fazendo com que o padroeiro, São Felipe, fosse conhecido Brasil afora.

Além desses padres acima, que eram responsáveis legais pela paróquia, a São Felipe contou com a colaboração de diversos outros padres e diáconos, como o Diácono Celso, que ajudou e viu todos os padres que passaram.

Nestes dias recebemos padre Joaquim de Souza, que coincidentemente enviou padre Hamilton ao seminário, em 2009. A história dos trabalhos do padre Joaquim na nossa paróquia começa aqui e agora. Por isso, vamos recebê-lo com o carinho que temos e pedir a interseção da Virgem Maria para que ele tenha muita força ao conduzir os trabalhos desta paróquia viva do Parque das Américas, a paróquia São Felipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
Direitos das mulheres com câncer de mama

Direitos das mulheres com câncer de mama

Outubro Rosa chegou e nós apoiamos essa ação. Cuidar da saúde é muito importante. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e este é o

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral da Pessoa Idosa

Em 25 de julho deste ano, celebramos o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Convocado pelo Papa Francisco e com o tema ‘Eu estou contigo todos os dias”

Um pouco da missão do Padre Sidcley

Um pouco da missão do Padre Sidcley

O Padre Sidcley Alves Machado nasceu em 26 de novembro de 1976, em Caruaru, Pernambuco, filho de Manuel Alves Machado e Maria Félix Machado. Tem sete irmãos: Silvaneide, Silvanete, Suely,

Orlando e Vilma, história de cumplicidade

Orlando e Vilma, história de cumplicidade

Hoje estamos aqui para contar um pouco da história deste casal cristão, Orlando e Vilma Maria de Oliveira. Tudo começou na década de 60, quando se conheceram, pois na época

Pobre seminarista…

Pobre seminarista…

Pobre do seminarista que carregou sozinho seu discernimento vocacional antes de entrar no seminário. Pobre do seminarista que não obteve apoio de seu pároco no processo vocacional. Pobre do seminarista

Chamado de Deus e resposta do homem?

Chamado de Deus e resposta do homem?

Estamos celebrando em nossa Igreja Particular de Santo André o Ano Vocacional, e muito se tem falado sobre vocação. E o que seria de fato essa tal de vocação? O