Siga-nos nas redes sociais:
Área Pastoral 2

Laicato, Vida e Família

Objetivos

A Área Pastoral 2 congrega as forças paroquianas voltadas à maior porção do Povo de Deus: os que encontram no batismo o caminho e a fonte essenciais de sua vocação, concretizada em diferentes serviços desempenhados pelos leigos no seio da Igreja, na vida familiar e nas mais variadas dimensões do mundo, através da promoção da vida em sua integralidade (LG, 31).

Tendo por base o mistério pascal, estes grupos cultivam o discipulado a Jesus Cristo, de maneira que, vivendo diariamente a fé e a conversão, deem testemunho de Cristo Ressuscitado no mundo. Assim, sua missão na Igreja é anunciar o Evangelho da vida reconhecendo Jesus presente em todas as realidades de sofrimento, em especial na pobreza, não tida somente como pobreza material; recordando, no entanto, que: “Sem a opção preferencial pelos pobres, o anúncio do Evangelho corre o risco de não ser compreendido ou de afogar-se naquele mar de palavras que a atual sociedade da comunicação diariamente nos apresenta” (EG, 199); reconhecendo a importância da vida familiar como patrimônio da humanidade (DAp,114), promovem, em nome da Igreja – nos âmbitos da espiritualidade conjugal, do engajamento.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um movimento que há poucos anos integra a Rede Mundial de Oração do Papa. Foi fundado em 1844 a partir das ideias do Pe. Francisco Xavier Gautrelet (1807-1886), que a partir de uma conferência deu as bases para o movimento.

A finalidade é desenvolver o sentido da oração dos fiéis, especialmente sobre a importância da oração. Isso se dá pelas missas ou celebrações das primeiras sextas-feiras do mês e pela Hora Santa Eucarística, bem como pelo oferecimento diário e a visita aos necessitados. Na Diocese de Santo André, o assessor é o Pe. Vinícius Ferreira Afonso, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, em Santo André.

Presença e Referências

Coordenação Paroquial:

Comunidade Matriz São Felipe Apóstolo:

Comunidade Santa Lídia:

Sociedade São Vicente de Paulo

A Sociedade São Vicente de Paulo fui fundada por Antônio Frederico Ozanam no ano de 1833 e é um movimento majoritariamente leigo, que buscar viver a caridade, em especial pela ajuda aos mais desfavorecidos e vulneráveis. No Brasil, o movimento chegou em 1872. Atualmente são cerca de 153 mil vicentinos que atuam no país.

Na Paróquia São Felipe Apóstolo, todas as ações voltadas à caridade no sentido de doações e ajuda são coordenadas pelos Vicentinos, de preferência. A nossa Matriz São Felipe acolhe ainda as reuniões regionais.

Presença e Referências

Comunidade Matriz São Felipe Apóstolo:

Comunidade Santa Lídia:

Comunidade Santo Oscar Romero:

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar nasce a partir do documento papal Familiaris Consortio, de São João Paulo II, em 1981, que levou à criação do Pontifício Conselho para a Família, órgão da Santa Sé que se dedica à família. No Brasil, a Pastoral Familiar nasce em 1989 e é desenvolvida a partir de 1992.

A ideia do Diretório Nacional é que a Pastoral Familiar seja um meio de dinamizar todas as atividades voltadas à família, servindo-se da parceria com outros grupos: Pastoral Vocacional, ECC, EJC etc.

Na Paróquia São Felipe Apóstolo, a Pastoral Familiar promove encontros de reflexão sobre a família, a Semana da Família e o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM, o antigo Curso de Noivos).

Presença e Referências

Coordenação paroquial:

Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo teve seu início em 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Pompeia, em São Paulo, a partir de inspirações do Pe. Alfonso Pastore.

Por ser extremamente organizado a partir de seus muitos documentos, o ECC rapidamente se espalhou pelo Brasil e propõe uma renovação e ressignificação do matrimônio a partir de cursos (os encontros) e vivências (os pós-encontros e círculos).

Na Paróquia São Felipe Apóstolo, este movimento desenvolveu-se muito a partir do incentivo do Pe. Joseph Valmond Richard, CSC. Na Diocese de Santo André, o assessor é o Pe. Luís Carlos Francisco, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Caetano do Sul.

Dirigentes

Coordenação paroquial:

Terço dos Homens

O Movimento do Terço dos Homens é novo, tem pouco mais de 20 anos. N Paróquia São Felipe Apóstolo, o movimento teve grande incentivo de leigos e ajuda do Pe. José Carlos da Silva (Pe. Zeca).

A finalidade é estimular os homens à oração e à participação na comunidade. Brasil afora os grupos se multiplicaram de forma incrível e originaram até o Terço das Mulheres.

Presença e Referências

Comunidade Matriz São Felipe Apóstolo – quintas-feiras às 19h30

Comunidade Santa Lídia – terças-feiras às 19h30

Comunidade Santo Oscar Romero – quartas-feiras às 19h30

Encontro de Crianças com Cristo Nova Semente (ECRIC)

O Encontro de Crianças com Cristo é uma experiência surgida na própria Paróquia São Felipe Apóstolo na última década, e atende crianças, permitindo a elas um encontro diferente e divertido, mostrando a Jesus.

Há muitas brincadeiras e ações que envolvem particularmente os jovens das comunidades.

Referência

Coordenação Paroquial:

Movimento da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schöenstatt

O Movimento da Mãe Rainha ou Mãe Peregrina foi iniciado no início do século passado pelo Pe. José Kentenich na Alemanha, e rapidamente se expandiu pelo mundo, particularmente pela divulgação dos padres e irmãs de Schöenstatt.

No Brasil, o movimento cresceu a partir do Diácono João Luiz Pozzobon e caiu no gosto das pessoas. Na Paróquia São Felipe Apóstolo, há a presença das “capelinhas” há alguns anos. Atualmente há três que circulam nas casas. Cada uma visita 30 casas. Na Diocese de Santo André, o movimento é assessorado pelo Pe. Alexandre Costa Santos, da Paróquia São Judas Tadeu de São Bernardo do Campo.

Referência

Coordenação Paroquial:

Mães e Madrinhas orantes pelos sacerdotes

O movimento foi fundado na Diocese de Santo André, no tempo de Dom Nelson Westrupp, SCJ, nas comemorações e orações do Ano Sacerdotal (2009-2010).

Na Paróquia São Felipe Apóstolo, o grupo se reúne todo dia 17 de cada mês, às 15h00.

A coordenação diocesana é da Irmã Sandra Regina de Carvalho.

Referência

Coordenação Paroquial: