Siga-nos nas redes sociais:

Comunidade São Benedito

História

A comunidade da Pedreirinha nasceu sob o impulso missionário do Pe. Marival Domingos Pansarello. Isso no início da década de 1990, quando do início dos trabalhos da Pastoral da Criança na então favela.

A Pedreirinha nasce como uma invasão de um grande terreno cercado pelas ruas Califórnia, América do Norte, Texas e Estados Unidos, todas no Parque das Américas, em meados da década de 1970 e 1980.

A carência era muito grande e havia um grande número de crianças carentes. Uma pequena comissão se montou e conseguiu-se um espaço, uma simples casa, que serviu como núcleo para os trabalhos da pastoral e depois como igreja.

Num dado momento, a casinha não era mais suficiente para a comunidade que crescia. Foi quando se resolveu conseguir outro local, que se achou na Rua América do Norte. A comunidade deixava o núcleo, mas se colocava na entrada dele, bem próxima.

Com o passar do tempo, os esforçados paroquianos construíram uma capela pequena, porém muito aconchegante e animada.

Estrutura

A comunidade chega a abrigar 100 pessoas em suas celebrações e tem uma capela e um salão.

Curiosidades e Iconografia

A capela apresenta um estilo simples e moderno. No ano de 2018, sua iconografia foi renovada de modo simples.

A imagem de São Benedito mede 80cm e foi restaurada pelo Sr. Anito, na Diocese de Santo Amaro. Ela pertenceu à dona Adelina, da Comunidade Santo Oscar Romero, e segundo ela, estava em sua posse desde meados de 1960.

Dado que a comunidade tem como padroeiro um santo franciscano, optou-se pela cruz de São Damião no presbitério, algo diferente das demais comunidades.

A Via-Sacra, benta também em 2018, é de uma comunidade religiosa de Parelheiros.

História do Padroeiro

Conheça a história de São Benedito, santo que deu o nome a essa comunidade. Clique no botão abaixo e veja mais.

Localização