A Comunidade Nossa Senhora das Dores é a antiga Comunidade Santa Cruz, fundada em 1998 a partir de pessoas da Comunidade Santa Lídia que começaram a rezar nas casas da região.
Em 1998, quando da visita pastoral de Dom Décio Pereira, terceiro bispo diocesano, em conversa com Pe. Ricardo, decidiu-se formar mais uma comunidade, que começou nas casa e depois foi para o atual endereço, uma casa que foi adaptada.
No princípio, a comunidade tinha um trabalho voltado à caridade de uma região bastante carente e também à vida de oração.
Há muitas dificuldades a serem enfrentadas, mas a mesma passa por um momento de renovação e releitura.
Em 2017, dada a necessidade de reestruturação dos horários das celebrações, a comunidade passou a se reunir aos sábados à noite, sendo a única comunidade com celebração neste dia e horário.
No ano de 2018 fez-se uma grande festa à Nossa Senhora das Dores na Associação Amigos de Bairro do Jardim Salgueiro e Vila Falchi, sendo muito participada.
No fim de 2018, após muitas conversas com a comunidade e também com o bispo diocesano, promovendo comum acordo entre todos, num plebiscito, decidiu-se que a comunidade se chamaria Nossa Senhora das Dores, dado que esta já era a padroeira, o que facilitaria imensamente a divulgação da devoção.
A comunidade é a menor em capacidade de pessoas, cerca de 60 já enchem o pequenino templo. Contudo a mesma é bem agradável, aconchegante e acolhedora. No ano de 2018, algumas mudanças melhoraram sua estrutura, tal como novos pontos de iluminação e mudanças no presbitério. A comunidade possui cozinha, um salão e uma sala.
A iconografia da capela é bem simples. A imagem da padroeira é antiga e foi restaurada em 2018 com a ajuda da Paróquia São Vicente de Paulo. O crucificado foi doação dos leigos, já o altar é doação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Santo André, que foi diminuído um pouco para melhor adequação à comunidade.
Conheça a história de Nossa Senhora das Dores, santa que deu o nome a essa comunidade. Clique no botão abaixo e veja mais.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Paróquia São Felipe Apóstolo
Nós utilizamos cookies para oferecer uma experiência de navegação personalizada a nossos usuários. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.