Siga-nos nas redes sociais:

Direitos das mulheres com câncer de mama

Outubro Rosa chegou e nós apoiamos essa ação. Cuidar da saúde é muito importante. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e este é o objetivo da campanha, a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. Faça o autoexame.

Você sabia que as mulheres com câncer de mama possuem diversos benefícios no INSS? Esse tipo de câncer registra uma alta taxa de mortalidade entre as mulheres, e é a primeira causa de morte entre a população feminina.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2018, houve cerca de 13,84 óbitos para cada 100.000 mulheres. Nesse sentido, é importante alertar as mulheres para que saibam seus direitos e possam reivindicá-los:

O primeiro deles é o auxílio-doença, que é um benefício mensal a que tem direito a segurada quando fica temporariamente incapaz para o trabalho, em virtude de doença por mais de 15 dias consecutivos. A portadora de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado.

Aposentadoria por invalidez

Se a mulher com câncer ficar com alguma sequela que torne a “incapacidade temporária” em permanente ela terá o direito de se aposentar por invalidez. Este direito vale também para autônomos e Microempreendedor Individual (MEI). A incapacidade será comprovada através de uma perícia medica do INSS.

Saque FGTS e PIS

A mulher trabalhadora cadastrada no FGTS que tiver neoplasia maligna (câncer) ou que tenha dependente portador de câncer poderá fazer o saque do FGTS.

Além disso, o PIS pode ser retirado na Caixa Econômica Federal e o PASEP no Banco do Brasil pela trabalhadora cadastrado no PIS/PASEP antes de 1988 que tiver neoplasia maligna (câncer), na fase sintomática da doença, ou que possuir dependente portador de câncer.

Isenção do IPVA, ICMS e IPI, direito à isenção de imposto de renda na aposentadoria e a reconstrução da mama. No caso da isenção do IPVA, ICMS e IPI, por exemplo, é preciso que o paciente vá primeiramente ao Detran e solicite uma via de serviço para a junta médica.

Feito isso, é necessária a realização de uma perícia com o médico do tráfego, conhecida como Laudo PNE.

Direito de ter acompanhante

Terá direito a este acréscimo a segurada do INSS que necessitar de assistência permanente de outra pessoa.

Infelizmente, muitas mulheres passam pelo drama da doença sem recorrer aos seus direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
Direitos das mulheres com câncer de mama

Direitos das mulheres com câncer de mama

Outubro Rosa chegou e nós apoiamos essa ação. Cuidar da saúde é muito importante. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e este é o

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral da Pessoa Idosa

Em 25 de julho deste ano, celebramos o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Convocado pelo Papa Francisco e com o tema ‘Eu estou contigo todos os dias”

Um pouco da missão do Padre Sidcley

Um pouco da missão do Padre Sidcley

O Padre Sidcley Alves Machado nasceu em 26 de novembro de 1976, em Caruaru, Pernambuco, filho de Manuel Alves Machado e Maria Félix Machado. Tem sete irmãos: Silvaneide, Silvanete, Suely,

Orlando e Vilma, história de cumplicidade

Orlando e Vilma, história de cumplicidade

Hoje estamos aqui para contar um pouco da história deste casal cristão, Orlando e Vilma Maria de Oliveira. Tudo começou na década de 60, quando se conheceram, pois na época

Pobre seminarista…

Pobre seminarista…

Pobre do seminarista que carregou sozinho seu discernimento vocacional antes de entrar no seminário. Pobre do seminarista que não obteve apoio de seu pároco no processo vocacional. Pobre do seminarista

Chamado de Deus e resposta do homem?

Chamado de Deus e resposta do homem?

Estamos celebrando em nossa Igreja Particular de Santo André o Ano Vocacional, e muito se tem falado sobre vocação. E o que seria de fato essa tal de vocação? O