Siga-nos nas redes sociais:

Vocação: resposta de amor

A vocação cristã sempre será um mistério tanto para aquele que deseja responder ao chamado de Jesus quanto para os que o veem de fora, sem nenhuma compreensão. Há quem olhe para a união de um homem e uma mulher não como aquilo que de fato é: uma missão a ser realizada. Há da mesma forma quem olhe para o sacerdócio apenas como uma falta de opção ou como uma fuga de alguma realidade, mas todos aqueles que vivem uma experiência pessoal com Jesus buscam de alguma maneira corresponder ao chamado pessoal que é feito a todo Cristão.Obviamente toda a nossa vida é cercada por vocação, seja ela profissional, pessoal ou cristã, e dentro desta última, existem muitas formas de entrega além da matrimonial e sacerdotal – citadas acima -, mas isso é tema para um outro possível encontro…

Não há outro meio de desvendar qual seja o convite de entrega a Jesus que não seja construindo uma vida de oração que se estabeleça dia a dia por meio da perseverança. Perseverar é resistir a todos os obstáculos que a vida impõe pelo fato de ter encontrado um objetivo. Essa perseverança pode se evidenciar em diversos campos da nossa vida e sob diversos aspectos, mas como o assunto aqui é vocação cristã, entendemos que a meta é e sempre será a luta pela Santidade para que na labuta diária purifiquemos nossa alta – “Visto que é Santo aquele que os chamou, tornem-se vocês também Santos em todo modo de viver” (1 Pd 1,16) – e ajudemos a apresentar a Jesus o maior número de pessoas.

Essa é a nossa vocação primeira: a santidade! Quem se entrega a aventura da busca por ter uma vida como a de Jesus, de ser um outro Cristo, amando, perdoando, sendo justo e amigo do Senhor, vive a constante inquietação própria trazida pelo Espírito.

A inconstância pessoal nas relações, a falta de disposição por lutar por algo que valha a pena, a desestruturação das famílias, a objetificação das pessoas, a ausência de valores, a falta de vida sacramental, a cultura de repressão à religião, e tantos outros fatores que estamos vivenciando, infelizmente, no nosso dia a dia, tem formado pessoas fracas e de valores invertidos. Precisamos de famílias santas que lutem no ordinário da vida para criar seus filhos para o céu, precisamos de jovens que não tenham receio de dar a vida por amor a Jesus e ao próximo, precisamos de jovens fortes, firmes, que vivam com os pés no chão e com os olhos no alto, e que tenham sede ser presença de Cristo por meio do sacramento da Ordem neste mundo, pessoas que não tenham receio de dar tudo pelo Tudo. Sua vida não é sua, mas de Deus! Deseje dar a ele o que lhe pertence!

A promessa de Jesus é bastante clara: “Eu lhes garanto, a vocês que me seguiram: Quando todas as coisas forem renovadas, e o Filho do Homem sentar em seu trono de glória, também vocês hão de sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E quem tiver deixado casas ou irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais, e terá como herança a vida eterna” (Mt 19,28-29). Nem todos serão convidados a “deixar” fisicamente suas casas, mas todos são convidados a deixar de viver na carne e aderir a vida no Espírito (Gl 5,16-17). Dessa forma o mundo já sentirá os impactos de sua entrega.

Aos jovens que buscam descobrir o chamado de Jesus, eu garanto: não há nada mais realizador e que traga maior felicidade do que saber que mesmo em meio aos limites e desafios próprios estamos tentando honrar a Deus com a vida e fazer Sua vontade. A Diocese de Santo André, mesmo em meio a esses tempos de pandemia, não parou, pois entende a importância e a necessidade de atrair almas para Jesus promovendo as vocações tão queridas por nosso pastor, Dom Pedro Carlos Cipollini. A Pastoral Vocacional também não parou e realizou atendimentos online afim de cuidar e trabalhar aqueles que se sentem atraídos a uma vida de maior entrega a serviço do Reino. Entre em contato! Se Jesus te chamar, não hesite! A promessa de Jesus não falha! “(…)quem tiver deixado casas ou irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do nome nome, receberá cem vezes mais, e terá como herança a vida eterna.”

Reze pelas vocações! Seja você também um promotor da vida nova que Jesus veio nos trazer! Deus abençoe você!

Colaborou com esta edição Bruno Biazutti
Seminarista da Diocese de Santo André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
Missionários: doações por amor

Missionários: doações por amor

Celebrando a memória litúrgica de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, a Igreja apresenta outubro como mês das missões e convoca a todos os fiéis a serem, cada

Vocação e a Palavra de Deus

Vocação e a Palavra de Deus

Estamos no mês dedicado à Palavra de Deus e para bem vivê-lo juntamente ao Ano Vocacional realizado por nossa diocese, sem a pretensão de abordar todos os campos e extensões

Vocação: resposta de amor

Vocação: resposta de amor

A vocação cristã sempre será um mistério tanto para aquele que deseja responder ao chamado de Jesus quanto para os que o veem de fora, sem nenhuma compreensão. Há quem

Cristo ressuscitou, como havia dito

Cristo ressuscitou, como havia dito

O acontecimento real da Páscoa é para nós cristãos o maior e mais profundo evento da nossa fé, vivido a cada Santa Missa, mas de forma solene celebrado na festa

Chamado de Deus, resposta livre e pessoal

Chamado de Deus, resposta livre e pessoal

Responder a um chamado, seja ele qual for, pede de nós algum tipo de disposição e de certa forma uma postura ativa. Como cristãos, ter iniciativa é o mesmo que