“O homem existe porque Deus o chama” (Amadeo Cencini). O primeiro chamado que Deus nos faz é à vida, é por meio dela que manifestamos seus dons e vontades. Cada chamado é feito individualmente, porém só se realiza em favor dos outros.
Existem quatro tipos de vocações que são mais comuns entre os católicos, sendo elas: matrimônio, laicato, sacerdotal e consagrada. Sem ordem de importância na Igreja, cada uma delas significa o projeto que Deus tem para cada um de nós.
Toda vocação nasce no seio familiar, por isso a vocação ao matrimônio é tão importante para a descoberta e a realização da vontade de Deus. Na união entre duas pessoas que se amam, cresce o fruto dessa relação, e essa criança é chamada a vocação do laicato por meio do batismo a ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13). Todo batizado é convidado a ser participante da comunidade cristã por meio da Igreja.
Ao dado momento que o leigo(a) cresce e confirma sua fé, pede e recebe os sacramentos da Eucaristia e Crisma, podendo se casar ou continuar solteiro. Recebendo estes dons a Igreja pede ao leigo(a) que: “manifeste Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade” (Lumen Gentium §31).
A vocação a vida religiosa é um convite para quem deseja se consagrar a Deus por meio dos votos de obediência, castidade e pobreza. “Desde os princípios da Igreja, houve homens e mulheres, que pela prática dos conselhos evangélicos procuraram seguir Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto, consagrando, cada um a seu modo, a própria vida a Deus” (Perfectae Caritatis §1). O religioso(a) que deseja seguir a Cristo intimamente é convidado a ser sinal de esperança no meio povo.
Na vocação sacerdotal o homem é chamado a anunciar o evangelho e seguir o exemplo de Jesus Bom Pastor que reconhece e ama suas ovelhas. O padre é responsável por celebrar a santa Eucaristia, ministrar os sacramentos, administrar a paróquia que está inserido entre outras funções. Tanto os diáconos, padres, bispos e papa pertencem ao clero e doam suas vidas pelo rebanho que lhes foi confiado.
Por fim, a melhor maneira de encontrar a resposta para o chamado de Deus na nossa vida é conhecer, rezar e refletir sobre os vários tipos vocações, e sobretudo estar aberto a voz do Espirito Santo, que insiste a nos convidar a trilhar um caminho único do plano de Deus para cada um de nós.