“A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus” (Catecismo da Igreja Católica §1822). Partindo dessa ideia, como não se sensibilizar com a dor do irmão que está sofrendo e que durante o inverno passa frio por não ter um abrigo e/ou condições financeiras para estar aquecido.
Nesse período ouvimos muitas notícias sobre as quedas de temperatura e infelizmente relatos de pessoas que acabaram falecendo de hipotermia, como é chamada a morte causada por baixas temperaturas.
Para evitar essas tragédias que aflige parte da população, existem várias campanhas que mobilizam tanto lugares públicos e igrejas recolhendo agasalhos para doação, como também mutirões e eventos em que as pessoas levam cobertores e roupas de frio como ingresso visando contribuir para a causa. Quem nunca abriu o guarda-roupa e se deparou com uma peça que a muito tempo deixou de usar e que está conservada? Ou percebeu que têm muitos cobertores que a tempos não utiliza? Essas atitudes podem ajudar tanto irmãos como irmãs, que sentem frio durante esse período.
O Papa Francisco nos convida a “estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o circulo da solidão. A sua mão estendida para nós é também um convite a sairmos das nossas certezas e comodidades e a reconhecermos o valor que a pobreza encerra em si mesma”. (Misericórdia e Mísera nº 3). Com o agravamento da pandemia em 2020 e 2021, podemos pensar em tantas dificuldades que levaram as pessoas a ficarem desempregadas, sem recursos e consequentemente aumentarem os índices de pessoas em situação de rua, além do aumento da vulnerabilidade dessas.
Por fim, a caridade nos dias de frio tanto aquece o corpo como a alma daqueles que sofrem. E para aqueles que doam, a prática é de total misericórdia e afeto, ensinamentos deixados por Jesus. A Paróquia São Felipe Apóstolo e demais comunidades estão com a Campanha do Agasalho nesse mês, quem puder doar, é só levar para a capela mais próxima. Aquecer aqueles que passam frio é uma das bem-aventuranças e como nos recorda o apóstolo São Paulo: “Se não tivesse a caridade, nada seria” (1Cor 13,2).