Siga-nos nas redes sociais:

A história de São Filipe Apóstolo

Além de algumas aparições nos Evangelhos, o Apóstolo São Filipe está ligado à vitória sobre um dragão e à morte na cruz. Saiba como este santo apóstolo é celebrado pela Igreja, no início do mês de maio.

A festa do Apóstolo São Filipe é tradicionalmente celebrada em 1º de maio, juntamento com São Tiago Menor. O costume advém da conservação de suas relíquias na Basílica dei Santi Dodici Apostoli (Basílica dos Doze Santos Apóstolos, em Roma ), inicialmente dedicado apenas a eles dois.

O Papa Pio XII instituiu para essa mesma data a festa de São José Operário. Devido a isso, a celebração de São Filipe foi transferida para uma data mais próxima da original. E é por isso que atualmente São Filipe é celebrado em 3 de maio.

Filipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro (Jo 1,44). Pela origem de seu nome, ele provavelmente tinha ascendência grega.

A Bíblia registra que ele imediatamente respondeu ao chamado de Jesus: “No dia seguinte, Jesus resolveu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: “Segue-me” (Jo 1,43-44). Ele foi um instrumento usado para trazer Natanael a Jesus (Jo 1,45).

A posição que Filipe tinha entre dos discípulos é notável. No contexto do milagre dos pães e dos peixes, Jesus pergunta a Filipe: “Onde poderemos comprar pão para esse povo comer?” Jesus disse isso só para experimentar Filipe, pois já sabia o que ia fazer, ao qual Filipe respondeu: “Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um recebesse um pequeno pedaço…” (Jo 6,5-7).

Mais tarde, entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa, achavam-se alguns gregos. Eles foram ter com Filipe, que provavelmente falava grego, e lhe fizeram este pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe foi falar com André e, juntos, foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem” (Jo 12,20-23). Dentre os apóstolos, Filipe e André eram os únicos com nomes gregos. Isso revela que Filipe era totalmente identificado como discípulo de Cristo.

Filipe foi aquele que se atreveu a pedir a Jesus que lhes mostrasse o Pai e isso seria suficiente para eles (Jo 14,8). Disse-lhe Jesus: “Estou há tanto tempo convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem vê a mim vê também o Pai; e como dizes tu: mostra-nos o Pai?” (Jo 14,9). Embora o pedido de Filipe possa parecer imprudente, o resultado foi uma grande afirmação teológica sobre a essência divina de Cristo.

Após a morte e ressurreição de Jesus, e posterior vinda do Espírito Santo em Pentecostes, São Filipe entregou sua vida à pregação do Evangelho, exercendo com fidelidade sua missão de Apóstolo. Assim, sabe-se que, primeiramente, São Filipe evangelizou a Grécia, depois, foi para a Frígia, mais precisamente para a cidade de Hierápolis, localizada na Ásia Menor. Ele foi enviado para pregar o Evangelho. Conta-se que em todas as missões, São Filipe foi acompanhado por sua família: esposa e duas filhas.

Foi durante sua missão na Ásia Menor que o santo patrocinou um fato prodigioso. Filipe teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo a ele um inceso. Naquele instante, surgiu de trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados seus. Mas o apóstolo, com um gesto, os fez ressuscitar e matou a cobra. Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo.

Não se sabe exatamente como ou quando Filipe morreu, mas o mais provável é que tenha sido martirizado em Hierápolis aos 87 anos, com a crucificação ou lapidação, devido a ter desmascarado o culto maléfico do povo local.

As relíquias de São Filipe foram transportadas e colocadas na igreja dos Apóstolos, onde repousa em Roma, junto com as de São Tiago Menor.

Queremos concluir nossa reflexão recordando o objetivo para o qual deve orientar-se nossa vida: encontrar Jesus, como Filipe o encontrou, tentando ver n’Ele o próprio Deus, Pai celestial. Deste modo, vendo, encontrando a Deus, podemos encontrar a verdadeira vida.

São Filipe Apóstolo, rogai a Deus por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
Uma celebração de amor e devoção

Uma celebração de amor e devoção

À medida que o Dia das Mães se aproxima, é impossível não traçar um paralelo entre a celebração do amor materno e a figura de Nossa Senhora, que transcende as

A história de São Filipe Apóstolo

A história de São Filipe Apóstolo

Além de algumas aparições nos Evangelhos, o Apóstolo São Filipe está ligado à vitória sobre um dragão e à morte na cruz. Saiba como este santo apóstolo é celebrado pela