Como o Elo Comunitário também é informação, nesta edição vamos abordar um pouco a vacinação contra a COVID-19 no território paroquial. Até a finalização deste editorial, 12% da população residente em Mauá receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.
A vacinação na UBS Parque das Américas começou em fevereiro e até o final de abril 1.923 pessoas receberam a primeira dose e 1.054 receberam a segunda e estão devidamente imunizadas. A diferença entre 1ª e 2ª doses ocorre por conta do intervalo que cada laboratório recomenda. A Coronavac requer um intervalo de 2-4 semanas entre as doses, Astra Zeneca e Pfizer são aplicadas após 12 semanas.
Recentemente foi divulgado o calendário de vacinação para novos grupos a receberem a vacina. Estão inclusos neste grupo pessoas com deficiência permanente e comorbidades que possuam entre 55 e 59 anos.
É recomendado o pré-cadastro no site www.vacinajasp.gov.br. Não se trata de agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações e opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade, além de auxiliar a evitar aglomerações.
Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, rogai por nós, Nossa Senhora da Saúde.