Em agosto, recebemos nosso novo administrador paroquial, o padre Max. Nascido em 31 de dezembro, na cidade de Datas, Minas Gerais, Wilton Maximiliano Mota é de uma família tradicionalmente católica. Foi criado praticamente por sua avó, a qual incutiu nele sua fé, sempre indo na igreja de sua cidade e participando das missas dominicais.
Em sua adolescência, passou por um momento no qual ia às missas devido à fé de sua família, e gostava de sentar-se no fundo da Igreja. Porém, em uma das missas, sentiu o seu chamado. Neste dia, o lugar em que costumava sentar-se estava ocupado, e ele estava cansado de estar em pé. Sua mãe estava sentada próximo ao presbitério. O jovem Maximiliano aproveitou o momento da Aclamação ao Evangelho e se encaminhou para sentar-se próximo dela.
O Evangelho proclamado naquele dia dizia: “Porque o que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas o que perder a sua vida por amor a mim e ao Evangelho, irá salvá-la. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Mc 8,35-36). Em um primeiro momento, pensou o quanto era estranha essa passagem. Como poderia quem ama a sua vida perdê-las e quem perder, ganhá-la? Porém essas palavras o tocaram e ficaram ecoando em seu coração. Após isso, começou a participar mais ativamente em sua paróquia, participando da atividades como o Grupo de Jovens.
No final do ano 2000, sua cidade natal recebeu a visita de missionários do Instituto Padre Kolbe. Um dos membros fundadores é desta cidade e estiveram lá. Novamente ele sentiu o chamado e, em 2001, aos 18 anos, se une ao Instituto, se tornando um missionário e vindo para o ABC Paulista, em São Bernardo do Campo. Uma vez já sendo missionário, sentiu o chamado de sua vocação a ser presbítero e, em 2022, começou seus estudos para isso.
No dia 5 de março de 2011 foi ordenado diácono, pelo bispo emérito Dom Nelson Westrupp, na cidade de Bolonha, Itália. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 3 de setembro de 2011, na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo, também realizada por Dom Nelson. Passou seis meses nesta paróquia, até ser transferido para a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, também em São Bernardo, ficando lá durante três anos e meio. Em seguida, tornou-se o primeiro pároco da recém-formada Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, permanecendo lá por três anos e meio.
Após esse período, seguiu sua missão na Paróquia Santa Afonso Maria de Ligório, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Se estabeleceu por lá durante 4 anos, saindo em 2022, e passou um ano ajudando em missões junto aos missionários da Imaculada, passando por Argentina e Itália. Em 2023, assumiu a Paróquia Bom Jesus, em Goiânia, Goiás, onde estava até vir para a nossa paróquia.
“Como dizia nosso saudoso Dom Cláudio, que possamos caminhar de esperança em esperança, com o coração unido a Jesus, sob o manto da Virgem Maria, também sendo nós discípulos e missionários de Jesus, como foi o apóstolo São Felipe.” Essa é a mensagem que nosso padre Max deixa à nossa comunidade.
Seja bem-vindo à nossa paróquia, padre! Juntos, seguiremos o caminho do Evangelho que São Felipe Apóstolo pregou em sua missão!