Irmãos e irmãs! Com alegria terminamos esse ano de 2018, que bênção! E o nosso Elo se fortalece cada vez mais! No mês que vem ele,com a força de Deus, crescerá e terá mais espaço para nos unir no amor de Deus.
Ao escrever esta mensagem, inspiro-me nas cartas que as crianças escrevem ao Papai Noel. Mas, como o gordo aqui sou eu, faço o contrário, peço a vocês (risos). A imagem acima é de um conjunto de charges retratando a Igreja*. A expressão “primus inter pares” (primeiro entre iguais) está em vários documentos da Igreja, em geral falando das autoridades, que nada mais são do que isso, primeiras entre iguais. E a figura é bem “chocante”, pega o Papa cortando os pés da sua cadeira para ficar mais baixo. E uma pessoa explica à outra: “seu modelo é o filho de um carpinteiro”. Numa breve comparação, 2017 foi o ano de taparmos buracos no casco do navio, 2018 foi o ano de tirar a água que tornava o barco lento, 2019 é o ano de navegar e entramos onde a Igreja deixou de ir. Nosso modelo também é o filho do carpinteiro. Não somos o centro do mundo, mas chamados a trazer os excluídos ao centro. Como disse o Tadeu: #partiu2019. Sonhe a Igreja e você incríveis!
*Obs.: a charge referida pelo Padre Hamilton à época retrata o Papa cortando os pés de sua cadeira, como ele mesmo explicou na sequência. Mas, entre as datas da publicação desse matéria no Elo Comunitário (dezembro de 2018) e a data de publicação desta matéria no blog (setembro de 2020), esta imagem foi perdida em nossos registros, e por isso não foi possível adicioná-la a esta publicação. Agradecemos a compreensão de todos.