Siga-nos nas redes sociais:

Os milagres de Aparecida

Neste mês de outubro comemoramos os 304 anos da aparição da imagem da Virgem Aparecida. O que talvez poucos saibam é que a santinha de barro encontrada de barro encontrada por três humildes pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717, foi a primeira imagem de união nacional em nosso país. Aparecida abriu caminho para a construção dos símbolos da pátria. Depois dela vieram a criação da bandeira brasileira, o café, o Hino Nacional, o samba, o Cristo Redentor, entre outros. Retratos e inspirações que conquistaram os brasileiros e ajudaram a moldar a nossa identidade, fazendo do Brasil, o Brasil que conhecemos hoje.

Nesta edição do Elo, vamos relembrar os principais milagres atribuídos a Virgem Aparecida, que a tornaram tão venerada e conhecida ao longo destes três séculos. Cada devoto de Nossa Senhora Aparecida tem sua história pessoal com a mãe de Jesus, um milagre, uma graça alcançada. Entre pequenos e grandes milagres recebidos de Jesus por meio da intercessão da Virgem Aparecida, estes são os sete mais conhecidos:

1º O encontro da imagem e a pesca milagrosa: em meados de outubro de 1717, quando da visita do Conde de Assumar, os pescadores de Santo Antônio de Guaratinguetá receberam a ordem de que todos os peixes da vila deveriam ser oferecidos em jantar ao governante. Eles então saíram para pescar, mas não conseguiam pegar nada. Foi quando Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso pescaram das águas do Paraíba a imagem de Aparecida. Logo em seguida, pescaram uma imensidão de peixes.

2º Milagre das velas: Em uma noite calma, estando reunidos fiéis para rezar diante da imagem de Aparecida, as velas que iluminavam a santa se apagaram repentinamente. Silvana Rocha, a primeira guardiã da imagem, tentou reacendê-las, mas as velas se acenderam sozinhas, tão fortes que parecia cegá-los. Este milagre ocorreu por volta de 1733.

3º Milagre da menina cega: Uma família da cidade de Jaboticabal, muito devota, tinha uma criança cega. A menina pediu aos pais que a levassem a Basílica e, apesar das dificuldades, foi atendida. Chegando nas escadarias, a menina exclamou: “Mãe, como é linda esta igreja!” A partir de então, a criança que era cega de nascença passou a enxergar normalmente.

4º Milagre da quebra das correntes: Em 1850 um escravo fugitivo chamado Zacarias havia acabado de ser capturado, preso com fortes correntes, e estava sendo transportado. No caminho ele pediu para rezar aos pés da santa. Após alguns instantes de oração, as correntes se romperam sozinhas. Vendo isso, o homem que o prendia concordou em deixá-lo ir.

5º Milagre do cavaleiro sem fé: Passando por Aparecida, um cavaleiro de Cuiabá começou a zombar dos romeiros, dizendo que a fé que eles tinham era bobagem. Decidido a provar que estava certo, resolveu entrar a cavalo dentro da igreja. Mas na escadaria da igreja (Basílica Velha), as patas do cavalo se prenderam no chão, derrubando o homem e cravando a ferradura na pedra. Depois disso, o senhor se desculpou e se tornou devoto da santa.

6º Milagre do menino do rio: Pai e filho saíram para pescar, mas com o rio agitado o menino acabou caindo na água e estava sendo arrastado pela correnteza. Após orações do pai, o rio se acalmou e ele conseguiu resgatar o filho são e salvo.

7º Milagre do homem e da onça: Voltando de uma caçada frustrada, um homem se deparou com uma onça. Não tendo mais munição na espingarda e nem para onde correr, só restou a ele se ajoelhar e rezar. Milagrosamente, o felino passou a seu lado e sumiu no mato.

Na Basílica de Aparecida podemos ver imagens destes milagres, mas é na sala dos milagres da basílica que se tem a dimensão do poder da intercessão da Virgem Aparecida, mãe de Deus e nossa mãe, em favor de seus filhos aflitos que a ela recorrem.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, rogai por nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
#TBD2021

#TBD2021

Olá caro paroquiano (a), seja bem-vindo (a) a nossa viagem no tempo deste ano de 2021. Chegou a hora da nossa retrospectiva pelos principais acontecimentos que marcaram este ano e

A fé e o amor serão sempre recompensados – Parte 2

A fé e o amor serão sempre recompensados – Parte 2

Depois de 20 longos anos lecionando e, por fim coordenando uma equipe em uma escola técnica tradicional no Grande ABC, me vi diante de um momento onde não encontrava mais

Os milagres de Aparecida

Os milagres de Aparecida

Neste mês de outubro comemoramos os 304 anos da aparição da imagem da Virgem Aparecida. O que talvez poucos saibam é que a santinha de barro encontrada de barro encontrada

O caminho para o diaconato

O caminho para o diaconato

No dia 10 de agosto deste ano, celebramos o dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, mas você sabe qual é o caminho que o candidato ao diaconato permanente tem

Os desafios da catequese na pandemia

Os desafios da catequese na pandemia

Estávamos no início do ano de 2020, cheios de expectativas de um ano melhor do que fora 2019, que já havia sido um ano difícil no aspecto econômico do nosso

A história da Comunidade Santa Lídia

A história da Comunidade Santa Lídia

Por inspiração do Espírito Santo, em 1975, depois de muitas reuniões e orações, nascia a comunidade Santa Lídia, projeto idealizado por um padre francês, o saudoso Pe. José Mahon, da