Caros amigos(as) e irmãos(as)!
Que bom estabelecermos mais um Elo Comunitário! O título deste pequeno texto recorda o primeiro tema da campanha da fraternidade, lá em 1964 e que é uma grande verdade: “Lembre-se, você também é Igreja!”
Muitas vezes dizemos por aí que não vamos à Igreja, pois lá há gente falsa, gente que “na frente do padre é santa” mas longe… E os padres, como são pecadores…
Em tudo isso há realidades, infelizmente as pessoas que estão na Igreja não são santas. Elas, contudo, quando se esforçam, estão construindo a santidade. Há muitos padres com dificuldades, mas á também tantos bons, que se doam em situações que a grande maioria das pessoas nem imagina.
Enfim, a Igreja é uma comunidade de gente à caminho do Reino de Deus. Recordar um tema tão antigo é um convite a fazer parte de uma comunidade nova, que depende de todas nós para ser de fato, nova. É preciso vencer as diferenças, os traumas e as desculpas para conseguirmos chegar à felicidade e à paz.
A Igreja maravilhosa e fiel à Jesus precisa da boa vontade de todos. Pode parecer que não, mas Jesus está em você, basta você deixar ele aparecer. Será possível perceber que você também é a Igreja. Jesus e a Igreja são inseparáveis, afinal ela a criou (Mt 16,13-20); e ela perpassa os anos e os séculos, até chegar ao hoje, onde os responsáveis somos nós!
Coragem, você também é chamado a ser Igreja! “Vem e vê!” (Jo 1,46)