Siga-nos nas redes sociais:

As vestes dos sacerdotes (cores)

No mês anterior, aprendemos sobre as vestes utilizadas pelos sacerdotes durante a Celebração Eucarística e agora vamos aprender sobre as cores litúrgicas.

Tudo na Liturgia da Igreja é rico em simbolismos. Isto se nota também nas cores dos paramentos sagrados, as quais variam de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem Maria ou dos Santos. Basicamente, são quatro as cores litúrgicas: BRANCO, VERMELHO, VERDE E ROXO.

O branco simboliza a pureza e é usado nos tempos do Natal e da Páscoa, bem como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não-mártires.

O vermelho, simbolo do fogo da caridade, usa-se nas celebrações da Paixão do Senhor, no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e dos Evangelistas, e nas celebrações dos Santos Mártires.

O verde, sinal de esperança, é usado na maior parte do ano, no período denominado Tempo Comum. A cor verde é formada pela combinação do azul celeste, que simboliza o Espírito Santo, com o amarelo, cor da realeza do Senhor Jesus Cristo.

A cor roxa é reservada para o Tempo do Advento (mais um recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor) e Quaresmal (profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração).

Em alguns países, como a Espanha e Portugal, é permitido usar o azul nas celebrações em honra de Nossa Senhora. No Brasil, pode-se utilizar paramentos com detalhes azuis nos dias em que se celebram Nossa Senhora.

Além destas, há quatro outras que são opcionais, isto é, podem ser usadas em circunstâncias especiais.

Usa-se o preto em Missas pelos fiéis defuntos e sexta-feira santa; o celebrante pode escolher entre o roxo e o preto.

O rosa é utilizado no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

Costuma-se usar o dourado em circunstâncias solenes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Posts Relacionados
Preparação para o Advento

Preparação para o Advento

Com a graça de Deus estamos nos aproximando de mais um tempo do advento. Neste ano, o primeiro domingo do advento será celebrado no dia 28 de novembro. Algumas tradições

Crisma 2021

Crisma 2021

Em agosto foi celebrado o Sacramento da Confirmação com as turmas de catequese adulto e jovens do crisma. A missa do dia 21 foi celebrada por Pe. Claudio Tafarelo e

Ajude a paróquia

Ajude a paróquia

Devido à pandemia de COVID-19, não foi possível a realização das festas sociais em toda a paróquia. Esta ação social será destinada à diversos setores de nossa paróquia, sendo o

Zé Carlos e Rosângela: amor e fé

Zé Carlos e Rosângela: amor e fé

Camila, Rosângela, Padre Laudeni, Zé Carlos e Murilo Nesta edição, vamos compartilhar a história de amor e fé, de um casal muito querido. José Carlos, natural de Mauá, nasceu 1966.

O amor vence distâncias

O amor vence distâncias

Neide, Hélio, Douglas e os netos Heytor (17), Hebert (12) e Henry (4) Neste mês contaremos a história de Hélio e Neide, um amor que venceu a distância e neste

Uma história de amor e dedicação

Uma história de amor e dedicação

Ah, o amor! Neste mês queremos partilhar um pouco da história de Paulo e Teresinha. Ambos nasceram em 1969, em uma das pequenas coincidências que a vida reservava a eles.