Antes de falar sobre o trabalho das Equipes de Liturgia em nossa paróquia, preciso colocar as palavras de nosso Santo Padre, o Papa Francisco, sobre esse tema: “[…] A liturgia sagrada é um tesouro vivo que não pode ser reduzido a gostos, receitas e correntes, para que a vida seja verdadeiramente um louvor agradável a Deus, é preciso de fato mudar o coração. […] Falar da formação litúrgica do Povo de Deus, significa antes de tudo tomar consciência do papel insubstituível que a liturgia desempenha na Igreja e para a Igreja. E pode ajudar concretamente o povo de Deus a interiorizar melhor a oração da Igreja, a amá-la como experiência de encontro com o Senhor e com os irmãos e, diante disso, redescobrir nela o conteúdo e observar seus rios.” (Papa Francisco na Assembleia Plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos).
Liturgia é a Celebração do Mistério Pascal de Cristo; a Igreja nunca deixou de se reunir para celebrar o Mistério Pascal […].
Em nossa paróquia, a equipe de leigos de cada comunidade se reúne e prepara animador, leitor, cantos litúrgicos e ornamentação (quando necessária); temos também Ministro Extraordinários da Comunhão e os Coroinhas e Cerimoniários, todos esses são os que compõem a Equipe Celebrativa; no momento conversamos pelos grupos no WhatsApp.
As equipes são necessárias nas comunidades para preparar os animadores e leitores para o bom andamento da celebração e tudo o que irá acontecer segundo o Rito da Liturgia.
Na Liturgia, o Leitor não fala em seu próprio nome; é um porta-voz de Deus, um servidor de sua Palavra, que empresta sua voz para que Deus fale com o seu povo; sua leitura proclamada deve atingir a atenção e o coração dos ouvintes; daí uma grande responsabilidade e se preparar bem.
Sou apaixonada por Liturgia. Represento nossa paróquia na Região Pastoral Mauá e também represento a Região Mauá na Diocese pela Pastoral de Liturgia. Faço parte de um Grupo de Estudo de Liturgia na Mitra Diocesana, mas devido ao isolamento tivemos de dar uma parada. Esse tema é muito amplo e apaixonante, e ficaríamos horas conversando sobre isso. Podemos nos orientar pelo Diretório Diocesano de Liturgia 3, que nos ajuda muito em nossas preparações.