O Centro Comunitário Dom Oscar Romero foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1980, poucos meses depois do assassinato do bispo salvadorenho.
Cuidava do Parque das Américas e de alguns bairros vizinhos o jovem padre espanhol Angelo Belloso Peña, vigário ecônomo da Paróquia São Felipe Apóstolo desde julho daquele ano. Padre Angelo, diante da comunidade que se formava, sugeriu que se desse ao novo centro o nome de Dom Oscar. Uma grande maioria concordou e assim se fez. Havia também uma grande devoção à Nossa Senhora Aparecida, o que fez com que a mesma fosse acolhida como padroeira, já que não se poderia ter por padroeiro alguém que não era beato nem santo.
Com muito custo a comunidade se formou e cresceu. Com a ajuda de diversos padres e leigos conseguiu construir a atual igreja, que chama a atenção na movimentada Rua Guatemala, inaugurada em missa presidida pelo Padre Joseph Valmond Richard, CSC, no dia 12 de outubro de 2001.
A vocação à grandeza continua e hoje a comunidade tem um grande movimento, especialmente aos domingos, mas não se pode deixar de notar que há um grande afluxo de pessoas para o grupo de oração às segundas feiras. Problemas sempre há, mas aos poucos a comunidade vai descobrindo com as suas outras irmãs da Paróquia São Felipe Apóstolo os caminhos do seguimento de Jesus.
Ao longo dos anos o nome “Dom Oscar” pegou, mesmo não sendo o padroeiro oficial. Na data de 14 de outubro de 2018, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, a comunidade é reconhecida como primeiro e até o momento, único, templo e centro de devoção a Dom Oscar Romero na Diocese de Santo André.