Siga-nos nas redes sociais:

São Felipe Apóstolo

Oração a São Felipe Apóstolo

Glorioso São Felipe, para quem o elogio nunca foi importante, nem mesmo a estima dos homens, fazei com que o meu Senhor e Salvador conceda também a mim esta virtude através da tua intercessão. Tão ativos são os meus pensamentos, tão desdenhosas as minhas palavras, tão ambiciosas as minhas obras. Pede para mim a humildade que tu tinhas, consegue-me o conhecimento da minha insignificância, para que possa regozijar-me quando for desprezado e sempre procurar ser grande unicamente aos olhos de meu Deus. Amém!

Biografia de São Felipe

São Felipe foi um dos doze apóstolos de Cristo. Seu nome é mencionado nos quatro Evangelhos.

São Felipe nasceu em Betsaida, na Galileia, segundo os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Perdeu o pai exatamente na mesma ocasião em que conheceu Jesus, e tornou-se o quinto apóstolo de Cristo.

Ao encontrar Felipe, Jesus disse-lhe: “Siga-me” (Jo 1,43). Felipe se encontrou com Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas, é Jesus de Nazaré, o filho de José” (Jo 1,45).

Multiplicação dos pães

Felipe esteve presente também no milagre da multiplicação dos pães. Quando se aproximava a Páscoa, Jesus viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro e disse a Felipe: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?” Felipe respondeu: “Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.”

André, discípulo de Jesus, disse: “Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6,6-9). Nesse momento houve o milagre da multiplicação dos pães.

A Última Ceia

A última, e talvez mais conhecida, intervenção de Felipe aconteceu depois da Última Ceia. “Felipe disse a Jesus: ‘Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.’ Jesus respondeu: ‘Faz tanto tempo que estou no meio de vocês e você ainda não me conhece, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: mostra-nos o Pai? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim?” (Jo 14,8-10).

O milagre

Após a morte e a ressurreição de Jesus, Felipe foi enviado para pregar no Egito, Etiópia e depois foi para a Grécia, fixando-se em Hierápolis. Estando na Ásia Menor, ocorreu um fato curioso quando ele teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo um incenso.

Naquele momento, surgiu por trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados. Em um gesto, o apóstolo fez com que todos eles ressuscitassem e matou a cobra. Este gesto e diversos outros milagres de Felipe proporcionaram a conversão ao cristianismo de um sem número de pagãos.

Morte

Segundo a tradição, conta-se que Felipe morreu crucificado de cabeça para baixo, aos 87 anos, em Gerápolis, na época do Imperador Domiciano. Suas relíquias teriam sido transportadas para Roma e colocadas na Igreja dos Apóstolos, junto com as relíquias de São Tiago Menor. A data festiva dos dois santos atualmente é comemorada no dia 3 de maio, mas originalmente era celebrada em 1º de maio e, por um período, em 11 de maio.

Fonte

As principais informações contidas nesta biografia foram retiradas do site eBiografia.

Para acessar a matéria sobre São Felipe Apóstolo neste site, clique aqui.

Matriz São Felipe Apóstolo - Foto 1

História da Comunidade

Conheça a história da comunidade que leva a nome de São Felipe Apóstolo. Clique no botão abaixo e saiba mais.