Siga-nos nas redes sociais:

Pe. Sidcley

Pároco, 2021 - atual

Pe. Sidcley Alves Machado nasceu em 26/11/1076, em Caruaru/PE. Filho de Manuel Alves Machado e Maria Félix Machado, tem sete irmãos: Silvaneide, Silvanete, Suely, Sandoval, Sandro, Sinvandro e Sivonaldo. Nasceu e cresceu em um vilarejo chamado de Ituguaçu, também conhecido como Cachoeira Grande, em Pernambuco, com aproximadamente 300 habitantes. Neste mesmo local, residem seus familiares e professores.

Em meio às dificuldades financeiras, sua mãe decidiu mandar os filhos para uma cidade próxima, chamada Cachoeirinha. Foi nesta cidade, no ano de 1995, que Sidcley teve a graça de conhecer o Grupo de Jovens da RCC, chamado “Semeadores da Paz”. Seu processo de conversão se deu após um convite do irmão para participar deste grupo. Após uma primeira negativa, curioso por conhecer o local sobre o qual o irmão tanto falava, decidiu ir conhecer o grupo e lá viu como a dedicação que eles tinham pelas coisas de Deus.

Neste mesmo ano, participou do seminário “Vida no Espírito”, com duração de seis meses, que tinha como objetivo principal preparar para conhecer a fé que professamos na Igreja Católica Apostólica Romana.

No dia 19/05/1996, chegou a Santo André com o objetivo de ajudar a irmão e o sobrinho, devido o falecimento do cunhado. Trouxe de Pernambuco uma Bíblia e duas fitas K7 do Padre Zezinho, presentes do irmão. Alguns dias depois, começou a trabalhar na empresa Olimpus, de alarmes de carros, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Neste mesmo período, começou a frequentar a Capela Nossa Senhora da Esperança, no Centre Ville, que estava aos cuidados da Congregação Filhos da Caridade. Junto com os padres Joaquim, Alfredinho e Miguel, começou a frequentar cursos bíblicos, grupos de rua, grupos de jovens e a Pastoral Carcerária.

Decidido a conhecer melhor o trabalho da Congregação, recebeu acompanhamento do Padre Miguel. Em 1998, teve a oportunidade de conhecer os Agostinianos, fazendo retiros com eles, e decidiu conhecer outras congregações religiosas, em especial os Franciscanos.

Passados alguns meses, foi convidados por amigos da Igreja Nossa Senhora das Graças para participar de um acampamento de carnaval na Canção Nova. Ao escutar algumas palestras, sentiu um forte chamado e procurou orientação vocacional na própria Canção Nova, sendo conduzido à Pastoral Vocacional da Diocese de Santo André. Ao sair da orientação vocacional, partilhou com os amigos o desejo de ser padre. Todos ficaram surpresos, mas o apoiaram a seguir este caminho. Pe. Sidcley foi ordenado sacerdote no dia 22/11/2008.

Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Sônia Maria, e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaira, antes de assumir como pároco da Paróquia São Felipe Apóstolo, em fevereiro de 2021.