Siga-nos nas redes sociais:

Pe. Joaquim

Pároco, 2019-2021

Pe. Joaquim de Souza nasceu em 25 de março de 1960, na cidade de Siqueira Campos/PR. Trabalhou na roça até os 17 anos de idade, depois, junto com a família, mudou-se pra Curitiba. Na capital paranaense trabalhou como operário na construção civil, depois em uma fábrica durante dez anos. Nesse tempo participava sempre da liturgia nas comunidades. Ao mesmo tempo, coordenou o grupo de jovens da paróquia.

Quando chegou em Santo André, no seminário, não foi fácil ter que se adaptar ao novo estilo de vida. Quis trabalhar de pedreiro e ao mesmo tempo fazer faculdade de teologia e filosofia em São Paulo, isso durante oito anos. Também acompanhava o grupo de jovens JOC (Juventude Operária Católica).

Foi ordenado diácono pelas mãos de Dom Angélico Sândalo, bispo de São Miguel Paulista, na zona leste da capital. Depois de todo esse tempo, Joaquim foi ordenado padre em 27 de setembro de 1997, recebendo o sacramento pelas mãos de Dom Ladislau, bispo de São José dos Pinhais, no Paraná. Padre Joaquim foi um ano e meio vigário na Paróquia São João Batista em Santo André, depois esteve ainda na Paróquia São Jorge, como pároco por um ano, também em Santo André. Como não tinha padre em Rio Grande da Serra, Pe. Joaquim foi nomeado pároco na Paróquia São Sebastião e Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, onde trabalhou por doze anos e meio. Foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, durante três anos e meio, como pároco.

Em seguida, assumiu a Paróquia Cristo Rei, em Diadema, onde foi pároco durante três anos, período em que enfrentou seus problemas cardíacos.

Em 25 de julho de 2019, assumiu a Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá. Pouco depois de assumir nossa paróquia, Pe. Joaquim enfrentou problemas de saúde e atualmente encontra-se em licença médica, morando em Minas Gerais, recuperando-se de um AVC isquêmico e ajudando como possível na Paróquia São Sebastião de Itapeva/MG, Arquidiocese de Pouso Alegre.

Durante todo o tempo que permaneceu na Diocese de Santo André, Pe. Joaquim foi assessor da PJ, a Pastoral da Juventude, por um período de quatro anos; assessor da Pastoral Operária por seis anos e coordenador da Região Pastoral das cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá, por três anos. Por ocasião deste serviço, fez parte do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores da Diocese por três anos.