Depois de alguns anos, a comunidade resgata esta tradição tão rica de significados e alegria
Trazida pelos espanhóis e portugueses, a festa que celebra a visitação dos Reis Magos ao recém-nascido é uma das mais tradicionais e grandiosas manifestações da cultura religiosa do Brasil, principalmente em cidades do interior. Tradicionalmente, os foliões vão até a casa dos fiéis e lá entoam inos de agradecimentos pela acolhida e de louvores as nascimento de Jesus. O Bastião, ou palhaço, é o responsável por abrir caminho para a entrada da Bandeira do Divino, seguida pelos músicos e foliões.
No Parque das Américas foi a Comunidade São Benedito que recebeu a folia, animando a missa transmitida pelo Padre Hamilton e transmitida ao vivo pela página da paróquia no Facebook, que, inclusive, foi assistida por pessoas do estado do Pernambuco. Aliás, estiveram presentes fiéis de Santo André, Diadema e da Vila Prudente. “Minha filha estava passando a timeline do Face e viu a transmissão. Na mesma hora eu chamei o aplicativo de carona e fomos até a comunidade para vermos a Folia” – disse uma senhora de Santo André que recorda ter conhecido seu falecido marido em um Terno de Reis e desde sua morte não participava.
Com músicos de diversas comunidades da paróquia e tendo Lauro, Idair e Sr. Vicente como os Reis Magos, sugeriu-se fazer, no próximo ano, a folia nas casas das pessoas.