Siga-nos nas redes sociais:

Pe. José Mahon

Vigário Ecônomo, 1975-1980

Pe. João José Rogério Maria Mahon nasceu em 08/11/1925 na cidade de Robaix, França. Filho de Henri Mahon e Marie Honoirine Angele Joseph Cormorant, foi ordenado sacerdote no ano de 1961 por Dom Charles-Joseph Lemaitre, MEP. Fez mestrado no Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social, em Paris.

Chegou ao Brasil em 1961, sendo recebido por Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo diocesano, sendo encaminhado com outros Filhos da Caridade à Paróquia Santa Teresinha em Santo André.

Em 1971 veio para Mauá ajudando a formar comunidade em várias regiões, no auxílio ao Monsenhor Alexandre Arminas, da Paróquia Imaculada Conceição. Uma delas foi a Paróquia São Paulo Apóstolo, já criada em 1962, e a outra foi a Paróquia São Felipe, que o Monsenhor Alexandre lhe confiou a partir de sua chegada.

Seus primeiros passos foram reunir o povo, que antes ia à distante Matriz Imaculada Conceição ou ainda à Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Formou-se uma comissão na região do Parque das Américas, que deu origem à comunidade que se reunia no Grupo Escolar (atual Escola Maria Elena Colônia, na atual Rua Guadalajara) e que depois, sob a condução do Sr. Celso Francisco da Silva e muita gente, construiu a igreja de São Felipe, inaugurada no dia 10/03/1974.

A Paróquia São Felipe foi criada em 1975. Nela, Pe. Mahon permaneceu cinco anos, fundando também as comunidades Santa Lídia e Santa Rosa de Lima (esta última hoje pertence à Paróquia Jesus Bom Pastor).

Uma das principais lutas de Pe. Mahon em Mauá foi pela dignidade das pessoas, a proteção dos perseguidos e também a conquista da estação de trem do Parque das Américas (que foi chamada Guapituba). A Paróquia São Felipe foi a principal promotora desta conquista junto à Rede Ferroviária Federal e à CBTU (antecessora da CPTM).

Após sair de Mauá, Pe. Mahon serviu nas paróquias São Geraldo Magella, São João Batista, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, todas em Santo André. Exerceu por um tempo também seu ministério em Portugal.

Voltou à França em 2016, após ser muito reconhecido por seus trabalhos na Diocese de Santo André.

Faleceu em 15/05/2018, aos 92 anos.