Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.
Em nossa paróquia temos variadas profissões, entre eles os mais conhecidos: enfermeiras, mecânicos, farmacêuticos, professores e profissionais autônomos. Tantas outras profissões que precisaria da edição inteira do Elo Comunitário para listar todas. Entretanto, há algumas que queremos destacar nessa matéria: são os trabalhos realizados na paróquia.
A principal delas é a secretária paroquial, a Jaqueline, que atende a todos nós nos mais diversos assuntos, como informar os horários de missa, marcar missas em memória dos falecidos, agendar casamentos e registrar o nome dos noivos em seus devidos documentos, marcar as datas para os batizados e manter a contabilidade em dia.
A Neide é a pessoa que ajuda na organização da casa paroquial, trabalhando para manter a residência dos padres e seminaristas sempre em ordem.
Como alguns já viram nossa campanha de SOS São Felipe, há uma obra ocorrendo na paróquia, para correta instalação dos hidrantes. Para que esta obra seja realizada há um prestador de serviço, o Adilson, que realiza com maior cuidado e dedicação.
Mas também há o trabalho pastoral, o voluntariado realizado por diversas pessoas, como lavar a igreja, limpar as folhas caídas no pátio, recolher o lixo, entre tantos outros.
A todos vocês trabalhadores, o nosso muito obrigado! Rezemos juntos a SÃO JOSÉ OPERÁRIO: “Ó Deus, criador do universo, que destes aos homens a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e a proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Amém!”