Celebrar a importância da figura paterna no seio familiar é algo que ocorre a muito tempo. A mais antiga homenagem a um pai data de quase 4 mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria o primeiro cartão de Dia dos Pai, desejando vida longa e saúde para os pais das mais diversas civilizações.
Nos tempos modernos, a história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais aconteceu nos Estados Unidos, com o desejo de uma filha de homenagear seu pai. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra e criou seus seis filhos, após o falecimento de sua esposa, durante o parto da última criança.
Sua filha, Sonora Louise Smart Dodd, ouviu um sermão para o Dia das Mães e não mediu esforços para celebrar um dia dedicado aos pais, que foi comemorado pela primeira vez no dia 19 de junho de 1909, data de aniversário de William.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto, desde 1953. O objetivo era estimular a economia no segundo semestre, intercalando entre o Dia das Mães e o Natal. O mês de agosto foi escolhido por ser próximo ao dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus.
Mas, afinal, o que é ser pai? Ser pai é mais que ser o genitor ou o provedor da família. Ser pai é uma vocação. A paternidade começa desde a descoberta da gravidez. Desde o início, os pais acompanham as aventuras dos filhos e aprendem com eles. Existem preocupações e incertezas, mas também muito amor e vontade de cuidar e proteger. Ser pai é acordar de madrugada para cuidar de seu filho, mas receber um beijo em troca. É dormir pouco, mas acordar disposto. É educar nossos filhos com amor, carinho e no amor em Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas também é aprender, e não há dúvidas do quanto podemos aprender com nossos pequenos e pequenas. Embora com simplicidade e um jeito singular de ver e conhecer o mundo, as crianças podem nos dar grande lições de vida. Então, permita-se aprender e se redescobrir a cada dia com nossa linda experiência que é ser pai.
Ser pai é estar presente e se envolver na vida dos filhos. É ser exemplo de vida para nossas crianças, sempre mostrando a elas o melhor caminho a se seguir. Ser pai é ser companheiro. Acompanhem seus filhos e filhas em suas brincadeiras, nos jogos de futebol, no ballet, na escola etc. Uma das coisas que todo pai deveria saber é que esses momentos de afeto, conexão e carinho são essenciais. E todos eles irão fortalecer mais ainda o vínculo entre vocês, criando uma amizade para toda a vida!
Aos filhos, abracem seus pais, retribua a eles o amor e carinho que dedicam a vocês. Se o seu pai não estiver mais entre nós, orem por eles, envie seu amor! Com certeza, através de Nosso Senhor Jesus Cristo, eles receberão todo esse carinho!
Desejo a todos os pais um dia feliz e abençoado. E que vivam esse dia no abraço cheio de ternura nos filhos, frutos do amor.