O fim do isolamento social não significará o fim do home office. Algumas empresas estenderam o trabalho remoto até o fim do ano, outras já decidiram mudar de vez para o formato a distância.
Uma vantagem para os colaboradores está na maior flexibilidade do horário, devido ao fim do deslocamento casa/escritório e escritório/casa. Pessoas que antes gastavam mais de uma hora no transporte público ou no trânsito poderão utilizar esse tempo para outras atividades, e o mais importante, dedicar-se mais à família.
Já a desvantagem está na procrastinação. Várias distrações podem surgir. Família, filhos, amigos, animais, todos eles pedem atenção, e as notificações das redes sociais estão sempre chegando, portanto, ter foco e planejamento é fundamental.
O ideal é mudar o mindset de imediato e criar uma rotina de trabalho que seja confortável, elaborada e bem executada. Abaixo seguem algumas dicas que podem lhe ajudar no home office para manter a produtividade.
Organize-se e cumpra um horário de expediente
Pelo menos um dia antes, estabeleça metas diárias e faça seu check list. Coloque no papel todas as atividades, e se possível, quanto tempo irá dispender para realizar cada uma delas. Tenha horário para iniciar e terminar o expediente. Comece com os trabalhos que você considera mais chatos, assim você consegue ficar mais tranquilo no final do dia e não sair arrancando os cabelos.
Não confunda tarefas pessoais x profissionais
Não tente colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre uma tarefa do trabalho e outra para não perder o foco, mesmo diante de atividades profissionais com longos prazos de entrega.
Acordo com os moradores da casa
Converse com as pessoas que moram com você, faça acordos, afinal o combinado não sai caro. Garanta que todos eles entendam e respeitem esse horário de trabalho.
Mantenha o networking
Converse sempre com seu gestor e equipe, seja proativo, a comunicação é fundamental neste período. Tenha também o hábito de marcar encontros com profissionais da sua área para se atualizar e trocar ideias sobre o mercado de trabalho, entre outros assuntos do meio.
Cuidado na escolha do local de trabalho
Monte seu “cantinho” de trabalho. O ideal é determinar um espaço fixo com boa iluminação e acomodação confortável. Ainda que simples e com os itens básicos de trabalho à mão, incluindo computador com acesso à internet e linha telefônica.
Atenção ao traje
Tenha o hábito de se arrumar como se fosse para o trabalho. Ficar de pijama, por exemplo, pode fazer com que você não se sinta efetivamente trabalhando. Vista-se corretamente. Não é porque você está em casa que deverá relaxar com o seu visual.
O home office veio para ficar, e cabe a nós nos adaptarmos à toda essa inovação. Bom trabalho e sucesso.
Colaborou com esta edição Diego Santos
Criador de conteúdo da Agência de Marketing Digital Malungo
www.agenciamalungo.com.br