Em maio de 2021, nós dirigentes do EJC Reluz, fizemos uma reunião para decidirmos algumas ações sociais, dentre elas surgiu a ideia de realizarmos a arrecadação de agasalhos. Montamos uma equipe e iniciamos a nossa arrecadação. A campanha aconteceu entre 16 de maio e 27 de junho.
Foram distribuídos caixas em comunidades da paróquia. Não imaginávamos que teríamos um retorno tão grande em poucos dias. Semanalmente, retirávamos as doações das caixas, pois a adesão dos paroquianos foi grande.
Por conta da alta demanda, nos dividimos em equipes e começamos a organizar e separar as doações de bom isso para ser entregue às famílias carentes.
Foram ao todo seis semanas organizando e empilhando roupas de adultos e crianças (tanto de frio como de calor), cobertores e objetos diversos, não só roupas como, por exemplo, bolsas, toalhas de mesa, tapete, entre outros.
A data de entrega dos agasalhos doados acontecem em 10 de julho, cumprindo todos os protocolos sanitários por conta da Covid, como distanciamento, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, assim como fomos orientados pelo Padre. Percebemos que um dia de distribuição não seria suficiente, pois recebemos muitas doações, graças a Deus. Então, surgiu uma ideia de fazermos mais um dia de distribuição, que foi dia 24 de julho.
Foi muito gratificante ajudar essas pessoas que realmente necessitam e passam por dificuldades em casa. Conversavam conosco, dividindo a sua palavra, dizendo como era o dia-a-dia, que passavam frio e que essas doações seriam talvez uma solução.
Chegando ao final do segundo dia de entrega, ainda tinha muita doação e conseguimos ajudar muitas famílias. Conhecemos um senhor chamado Antônio da Chácara Maria Aparecida, e a Leda, participante da paróquia e do Encontro de Casais, que ajudam famílias com roupas e alimentos. Logo separamos as roupas que restaram e entregamos no mesmo dia para ambos. Eles conseguiram entregar diretamente às pessoas que também passam por dificuldades.
Toda essa ação aconteceu com a graça de Deus, pois nós fomos totalmente tocados. Temperaturas climáticas baixas e famílias carentes sendo ajudadas por nós.
Só temos a agradecer a todas as pessoas que doaram, a todas as pessoas que ajudaram, ao Padre que esteve todo o tempo no nosso lado, apoiando esta ação e a todos os dirigentes do EJC RELUZ. Estamos com saudades de ajudar e resgatar jovens do mundo e trazer para a igreja, e ver que nós também podemos ajudar de outras formas na igreja e ter feito essa ação só faz deixar nosso coração mais quentinho.