Dona Anita e os filhos Bete, Carlos, Odair, Solange, Márcia e Olandira
Anita Silva Barbosa é natural de Presidente Prudente (SP) e passou a infância no estado do Paraná. Casada com José Ferreira Barbosa em setembro de 1954, no município de Centenário do Sul (PR).
Dona Anita tem 9 filhos: Odair, Olandira, Elisabete, Carlos, Márcia, Rose e Solange, Olandir e Sueli (in memorian). As filhas Bete, Márcia e Solange são ministras da comunhão e o filho Odair é ministro da palavra.
Dona Anita conta que quando se mudou para o Parque das Américas, quase não havia casas próximas à sua. Um dia, houve uma forte chuva que levantou o telhado da casa, molhando tudo o que tinha. Um vizinho ajudou no reparo do telhado, auxiliou com tábuas para fechar as janelas e portas de sua casa, pois não tinham condições de comprar os materiais naquele momento. Lembra-se que não havia água encanada; um caminhão pipa passava pelas ruas abastecendo a caixa d’água das casas. Por vezes, o caminhão demorava a passar e ficavam sem água por um período. Com muito esforço e dedicação de Sr. José e D. Anita, aos poucos terminaram a construção da casa.
A primeira lembrança que tem da paróquia é em sua fundação. Sr. Felipe, seu sogro, trabalhava na construção da igreja e D. Anita levava café para ele. Passado um período, Pe. José Mahon chegou e ajudava na obra (com mão de obra e financeiramente). Ela viu os primeiros alicerces nascerem da primeira igreja.
Devido aos filhos pequenos, não conseguia participar das atividades da paróquia, mas conta que nunca deixou de contribuir com o dízimo e nas diversas campanhas. Lembra que Pe. Ricardo instruiu algumas pessoas a irem até as casas dos paroquianos que tinham o carnê do dízimo para realizar a arrecadação.
Sua sogra era do apostolado da oração, e insistia para D. Anita participasse, porém ela dizia que esperaria os filhos ficarem mais velhos; em uma noite, teve um sonho onde a Virgem Maria pedia à ela para que participasse do apostolado da oração e assim ela o fez. Sr. José também passou a participar do apostolado e conta que foi tudo muito bom, pois alguns dos filhos já participavam do grupo de jovens. Os filhos seguiram os passos dos pais. Solange, Márcia, Bete e Olandira fazem parte do apostolado da oração, bem como a neta Nayara.
Celebrou as bodas de Prata e Ouro, celebradas por Pe. Mahon e Severino, respectivamente. Quase todos os filhos e netos se casaram em nossa paróquia.
Dona Anita nos disse: “A maior importância para família é viver uma vida de comunidade, assim como sua família vive, hoje eu sou uma mulher muito feliz por ver meus frutos seguindo os passos dos meus sogros, do meu marido e os meus.”