Em tempos de crise comunicar-se com o seu cliente é mais importante do que tudo e aplicar ações de marketing pode ajudar muito nesse processo, seja você um grande empresário ou um simples empreendedor que vive da sua mão de obra.
Abaixo, listamos 7 dicas para usar a favor do seu negócio:
- IDENTIDADE VISUAL: A primeira impressão é a que fica, portanto esteja preparado. No mínimo tenha um cartão de visitas ou um flyer para apresentar os seus produtos/serviços. Se tiver os dois ou mais opções que ajude a sua comunicação, melhor ainda.
- PRESENÇA DIGITAL: A era digital chegou e as redes sociais fazer parte do dia a dia. Facebook e Instagram são ferramentas fundamentais para pequenos negócios, além de serem gratuitos e promoverem o engajamento com o seu público. Importante: para o Facebook crie página e para o Instagram conta comercial, deste modo, você terá recursos extras, como: programar postagens, métricas de audiência, saber o perfil do seu público e criar anúncios.
- POSTS FREQUENTES: Crie pelo menos dois posts por semana e alimente um dia sim um dia não o seu storie. Publique seu produto na embalagem ou fora, foque nas qualidades e diferenciais, mostre ele sendo usado pelos clientes, suas variedades e se for serviço, publique o antes e depois, planos de ofertas e suas características. Enfim, seja criativo e capriche nas fotos e vídeos.
- PROMOÇÕES: Atraia novos clientes e os fidelize criando ações promocionais: cartão fidelidade, descontos, compre 2 ganhe 1, brindes e sorteios. As promoções não servem para você ter lucro alto, mas sim para aumentar o número de vendas e consequentemente ter reconhecimento do seu público, com isso sua imagem/marca ganha visibilidade e destaca-se dos concorrentes.
- FEEDBACK DOS CLIENTES: Ao fechar negócio com os seus clientes, peça para que divulguem o seu produto/serviço nas redes sociais e que marquem e sua página na postagem. Isso fará com que o seu negócio ganhe autoridade.
- IMPULSIONE PUBLICAÇÕES: Assim que suas vendas começarem a crescer, reserve uma quantia para impulsionar algumas publicações. Isso fará com que mais pessoas visualizem suas ofertas. Você pode criar anúncios a partir de R$1,00. Com R$ 10,00 impulsionados você consegue atingir aproximadamente 1000 pessoas.
- AVALIE OS RESULTADOS: Elabore um plano de ação, defina objetivos e metas do mês, crie estratégias baseadas nas dicas anteriores e beja o que deu certo e errado, se o resultado for positivo repita a estratégia, se for negativo troque a ação ou faça alguns ajustes para seguir em frente.
O FEITO É MELHOR DO QUE O PERFEITO. Para começar siga esse lema e vá se aperfeiçoando aos poucos. Boas vendas!
Colaborou com esta edição Diego Santos
Especialista em Marketing Digital da Agência Malungo
www.agenciamalungo.com.br